Coronavírus

Notícias

Publicação em 21 de maio de 2022

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus emitiu novo boletim na última quinta-feira, 19 de maio, flexibilizando o uso de máscaras nas dependências da instituição, limitada pelas orientações sanitárias dos municípios onde a UFPA possui campus. Com isso, nos municípios onde o uso de máscara não é mais obrigatório, será facultado o uso nos espaços da instituição.

Publicação em 04 de março de 2022

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus emitiu novo boletim, nesta quinta-feira, 3 de março, informando a mudança para a Bandeira Verde em todos os campi. O GT recomendou também a revogação da Portaria n. 290/2022 da Reitoria da UFPA, que estabelecia o rodízio para servidores(as) nos setores administrativos, entre outras medidas. A Portaria foi revogada nesta sexta-feira, 4 de março, e tem efeito imediato para o retorno pleno às atividades presenciais.

Publicação em 26 de janeiro de 2022

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe posto de testagem para Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) a partir desta quarta-feira, 26 de janeiro. O posto está em funcionamento das 9h às 17h, no Ginásio de Esportes, no Setor Básico do Campus do Guamá (próximo ao Portão 2), e ofertará 1000 testes, por dia, até domingo, 30 de janeiro.

Publicação em 24 de janeiro de 2022

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe posto de testagem para Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) a partir desta segunda-feira, 24 de janeiro. O posto está funcionando no Complexo do Vadião, no Setor Básico do Campus do Guamá, e ofertará até 200 testes diários. A UFPA também dialoga com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para implantação de um posto da Sespa nos campi em Belém e nos demais municípios.

Publicação em 19 de janeiro de 2022

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus emitiu novo boletim nesta quarta-feira, 19 de janeiro, informando a mudança para Bandeira Amarela em todos os campi e detalhando recomendações. Com base nas indicações do GT, a Reitoria publicou uma portaria com orientações para as atividades acadêmicas e administrativas.

Publicação em 15 de dezembro de 2021

Mais de 40 toneladas de alimentos foram arrecadadas e distribuídas pela Campanha UFPA contra a fome ao longo de oito meses. Na manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro, a Campanha realizou sua última e maior doação: mais de 10 toneladas de alimentos, direcionadas às 24 instituições parceiras que participaram da Campanha em Belém.

Publicação em 14 de dezembro de 2021

A partir de 3 de janeiro de 2022, a UFPA adotará o passaporte vacinal para todos os servidores e discentes e as atividades administrativas e acadêmicas passarão a ocorrer todas no modo presencial. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 14 de dezembro, em reuniões dos Conselhos Superiores de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e de Administração (Consad) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Apenas atividades iniciadas nos períodos letivos de 2021 com o formato híbrido ou remoto poderão ser concluídas no formato inicial.

Publicação em 19 de outubro de 2021

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus publicou novo Boletim na última segunda-feira, 18 de outubro, informando a alteração do bandeiramento no Campus Universitário de Altamira, passando a vigorar a Bandeira Amarela. Os demais campi continuam em Bandeira Verde. A Bandeira Verde sinaliza capacidade hospitalar controlada e evolução de novos casos de transmissão viral em fase decrescente nos municípios onde está vigente; e a Bandeira Amarela sinaliza risco intermediário de contaminação.

Bandeira Verde passa a vigorar em todos os campi da UFPA

Publicação em 22 de setembro de 2021

Em novo Boletim emitido na última quarta-feira, 22 de setembro, o Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus informou a alteração do bandeiramento nos Campi Universitários de Cametá e Capanema, passando a vigorar a Bandeira Verde. Com isso, a Bandeira Verde está vigente em todos os 12 campi. A Bandeira Verde sinaliza capacidade hospitalar controlada e evolução de novos casos de transmissão viral em fase decrescente nos municípios onde está vigente.

Publicação em 08 de setembro de 2021

Desde dezembro de 2020, a UFPA estabeleceu um sistema próprio de bandeiramento para orientar as atividades administrativas e acadêmicas durante o período da pandemia do novo coronavírus. Com base nesse sistema, o Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus analisa o cenário epidemiológico em cada município onde a Universidade possui campus e define qual a bandeira vigente.

Publicação em 31 de agosto de 2021

Em novo boletim emitido na última quinta-feira, 26 de agosto, o Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus informou a alteração do bandeiramento no Campus Universitário de Tucuruí, passando a vigorar a Bandeira Verde. Esse também é o bandeiramento vigente em outros nove campi: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Salinópolis e Soure. Os Campi Universitários de Cametá e Capanema continuam em Bandeira Amarela.

Publicação em 05 de agosto de 2021

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus emitiu novo boletim nesta quarta-feira, 04 de agosto, informando a alteração do bandeiramento em nove campi. Passa a vigorar a Bandeira Verde nos Campi Universitários de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Salinópolis e Soure. Em Cametá, Capanema e Tucuruí continua vigente a Bandeira Amarela.

Publicação em 07 de julho de 2021

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus publicou novo boletim nesta quarta-feira, 7 de julho, em que alterou o bandeiramento nos Campi Universitários de Abaetetuba, Altamira, Cametá, Capanema, Soure e Tucuruí para Bandeira Amarela. Assim, todos os campi passam a ser regidos pela Bandeira Amarela, que sinaliza risco intermediário de contaminação, com menor pressão nos serviços de saúde.

Publicação em 29 de junho de 2021

A principal normativa que regulamenta o sistema de bandeiramento e o funcionamento as atividades na UFPA durante a pandemia de Covid-19 foi atualizada pelo Conselho Superior de Administração (Consad). A nova Resolução n. 1.524, de 15 de junho de 2021, incorpora conhecimentos atualizados sobre o novo coronavírus e o avanço do processo de vacinação da população.

Publicação em 10 de junho de 2021

Em novo boletim publicado nesta quarta-feira, 9 de junho, o Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus informou a manutenção do bandeiramento vigente nos campi. Assim, continuam em Bandeira Amarela os Campi Universitários de Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Castanhal e Salinópolis; e em Bandeira Laranja, os Campi de Abaetetuba, Altamira, Cametá, Capanema, Soure e Tucuruí. O GT também anunciou que proporá atualizações na Resolução n. 1.513/2020 - Consad, que estabelece o sistema de bandeiras na Universidade.

Publicação em 28 de maio de 2021

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus divulgou boletim nesta quinta-feira, 27 de maio, em que altera o bandeiramento nos Campi Universitários de Bragança, Breves, Castanhal e Salinópolis, passando a vigorar a Bandeira Amarela. Segue vigente a Bandeira Amarela nos Campi de Ananindeua e Belém; e a Bandeira Laranja nos Campi de Abaetetuba, Altamira, Cametá, Capanema, Soure e Tucuruí. O GT ainda esclareceu as recomendações para atividades envolvendo servidores e estudantes vacinados.

Publicação em 15 de maio de 2021

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus alterou o bandeiramento em alguns campi, passando a vigorar a Bandeira Amarela nos Campi Universitários de Anaindeua e Belém e a Bandeira Laranja no Campus Universitário de Altamira. Nos campi de Abaetetuba, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí está mantida a Bandeira Laranja. Em novo boletim da última quinta-feira, 13 de maio, o GT fez essas alterações e orientou a comunidade acadêmica quanto ao trabalho presencial de pessoas já vacinadas e quanto à possibilidade de atividades acadêmicas presenciais para turmas concluintes de cursos cujos estudantes, professores, técnico-administrativos e outros profissionais envolvidos já estejam vacinados por decisão das Secretarias Municipais de Saúde.

Publicação em 26 de abril de 2021

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus publicou novo boletim na última sexta-feira, 23 de abril, informando a mudança do bandeiramento nos campi de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, passando a vigorar a Bandeira Laranja. No Campus de Altamira permanece vigente a Bandeira Vermelha, que corresponde à condição de lockdown. A Bandeira Laranja sinaliza ainda alto risco de transmissão do vírus.

Publicação em 13 de abril de 2021

A fim de contribuir para o enfrentamento d problema da fome agravado pela pandemia, a Universidade Federal do Pará lança a Campanha UFPA contra a fome. A partir desta terça-feira, 13 de abril, serão arrecadadas cestas básicas de alimentos para distribuição a famílias de baixa renda residentes nos municípios onde a Universidade possui campus.

Publicação em 07 de abril de 2021

Em novo boletim publicado nesta terça-feira, 6 de abril, o Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus informou a continuação da vigência da Bandeira Vermelha em todos os campi da Universidade. No sistema de bandeiras da UFPA, a Bandeira Vermelha corresponde à condição de lockdown. Nova avaliação da situação será feita em 15 dias.

Publicação em 24 de março de 2021

Uma equipe da Marinha do Brasil realizou, na última segunda-feira, 22 de março, o procedimento de descontaminação de alguns espaços físicos da Universidade Federal do Pará, em Belém. A solicitação foi feita pela Reitoria, com o acompanhamento da Prefeitura Multicampi. A descontaminação visa à eliminação, nos ambientes, de bactérias, protozoários, fungos e alguns vírus, como o novo coronavírus.

Publicação em 24 de março de 2021

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus publicou novo boletim na última segunda-feira, 22 de março, informando a manutenção da vigência da Bandeira Vermelha em todos os campi da Universidade. No sistema de bandeiras da UFPA, a Bandeira Vermelha corresponde à condição de lockdown. O GT fará nova avaliação da situação em 15 dias.

Publicação em 22 de março de 2021

Completado um ano da suspensão das atividades presenciais na Universidade Federal do Pará (UFPA), com o país ainda sofrendo com a pandemia de Covid-19 e enfrentando uma escalada de óbitos que alcança dezenas de membros da comunidade universitária, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, decretou, por meio de Portaria, nesta segunda-feira, 22 de março, luto oficial de 3 dias em memória dos membros e familiares da comunidade acadêmica, assim como dos milhares de brasileiros que faleceram em decorrência da Covid-19.

Publicação em 06 de março de 2021

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus, avaliando o atual cenário epidemiológico nos municípios onde a Universidade possui campus, decidiu por mudar o bandeiramento vigente para a Bandeira Vermelha em todos os campi. Em boletim emitido nesta sexta-feira, 05 de março de 2021, o GT informa a alteração, destacando que, no sistema de bandeiras da UFPA, a Bandeira Vermelha corresponde à condição de lockdown. Haverá nova avaliação da situação em 15 dias.

Publicação em 27 de fevereiro de 2021

O Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus emitiu boletim atualizado, na última quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021, em que informa a manutenção da Bandeira Laranja em todos os campi da UFPA. A Bandeira Laranja está vigente em Altamira desde 6 de janeiro e em todos os demais campi (Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí) desde 28 de janeiro de 2021.

Publicação em 24 de fevereiro de 2021

Os Laboratórios de Virologia e de Genética Humana e Médica, vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (ICB/UFPA), divulgaram o primeiro estudo sobre a situação da Covid-19 em populações indígenas do estado do Pará. A pesquisa, intitulada Estudo de prevalência, de vigilância epidemiológica e de biomarcadores da infecção por SARS-CoV-2 em áreas urbana e indígena no Estado do Pará foi realizada na população Xikrin do Bacajá, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e o Distrito Sanitário Especial Indígena de Altamira (DSEI-Altamira).

Publicação em 23 de fevereiro de 2021

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19 em Belém, nesta terça-feira, 23 de fevereiro. Desta vez, puderam se vacinar idosos de 83 anos. Até agora, já foram vacinados, aproximadamente, 12 mil idosos de 85 anos ou mais e 2 mil idosos de 84 anos. Do dia 24 a 26 de fevereiro, no prédio de ensino Mirante do Rio da UFPA, ocorre a aplicação da segunda dose para idosos de 85 anos ou mais que já receberam a primeira dose quando houve a primeira ação de vacinação desse público.

Publicação em 10 de fevereiro de 2021

Desta quarta-feira, 10, até sexta-feira, 12 de fevereiro, das 9h às 17h, profissionais de saúde que já tenham tomado a primeira dose da vacina Coronavac poderão se dirigir à Universidade Federal do Pará (UFPA) para receber a segunda dose. Mais uma vez, a UFPA colabora com o espaço e profissionais para sediar um dos postos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém para atender a essa fase da vacinação.

Publicação em 09 de fevereiro de 2021

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está à frente de pesquisas que buscam identificar as linhagens circulantes do novo coronavírus (SARS-COV-2) presentes no estado e no país. Os estudos vêm sendo realizados pelo Grupo do Laboratório de Genética Humana e Médica, tendo como coordenadora a professora Ândrea Ribeiro-dos-Santos, da Faculdade de Biomedicina, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA). Inclusive, foi feita pela UFPA a análise inicial de 80 amostras, das quais oito (10%) foram identificadas, na última sexta-feira, 5 de fevereiro, com a nova variante brasileira do coronavírus, proveniente do Amazonas.

Publicação em 03 de fevereiro de 2021

Desde a última semana, com base em avaliação do Grupo de Trabalho (GT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre o Novo Coronavírus, todos os campi da Instituição estão na condição da bandeira laranja, que sinaliza risco médio em relação à Covid-19, com alto índice de transmissão viral. Na vigência dessa bandeira, a recomendação geral é a de que a maioria das atividades acadêmicas e administrativas nos campi ocorra de maneira remota.

Publicação em 28 de janeiro de 2021

O Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus emitiu novo boletim, nesta quinta-feira, 28 de janeiro de 2021, em que informa a adoção da Bandeira Laranja em todos os campi da UFPA. A Bandeira Laranja já estava vigente no Campus Universitário de Altamira e passa a vigorar também nos Campi Universitários de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.

Publicação em 21 de janeiro de 2021

O Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus emitiu novo boletim [inserir link para PDF], nesta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, em que informa a manutenção das bandeiras epidemiológicas até o momento vigentes nos campi da UFPA: Bandeira Laranja no Campus Universitário de Altamira e Bandeira Amarela nos demais campi.

Publicação em 09 de janeiro de 2021

Após quase um ano de pandemia, a população brasileira aguarda ansiosa a chegada da vacina contra a COVID-19, fase fundamental para o enfrentamento da doença. Estados e municípios se articulam para adquirir doses da vacina e organizar o sistema público para vacinação da população conforme prioridades, como acontece em todas as campanhas de saúde pública. O Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus manifestou-se em nota defendendo a importância da vacinação por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicação em 07 de janeiro de 2021

O Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus emitiu boletim, na última quarta-feira, 06 de janeiro de 2021, atualizando a situação das bandeiras epidemiológicas nos campi universitários. A única mudança em relação à situação anteriormente vigente é a adoção da Bandeira Laranja no Campus Universitário de Altamira. Os demais campi seguem na condição da Bandeira Amarela..

Publicação em 29 de dezembro de 2020

Aprovado na última semana, dia 22 de dezembro de 2020, pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Calendário Acadêmico da Instituição para 2021 aponta 270 (duzentos e setenta) dias letivos, divididos em 3 (três) períodos letivos de 90 (noventa) dias cada um (PL1, PL2 e PL3), para realização das atividades de cursos extensivos e intensivos, em todos os campi, institutos e núcleos da Universidade.

Publicação em 21 de dezembro de 2020

O Conselho Superior de Administração (Consad) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, nesta segunda-feira, 21 de dezembro, resolução que estabelece diretrizes para a realização de atividades acadêmicas e administrativas durante o período de emergência em saúde pública causada pela pandemia da Covid-19. O documento, elaborado com base nas recomendações do Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus, aponta parâmetros e protocolos de biossegurança para atividades remotas, híbridas e/ou presenciais, conforme a “bandeira” (condição epidemiológica) vigente. No momento, a UFPA permanece com a “bandeira amarela”, que prevê a suspensão de quase totalidade das atividades presenciais, exatamente como vem acontecendo ao longo do Ensino Remoto Emergencial.

Publicação em 07 de dezembro de 2020

O Programa de Formação Continuada da UFPA, coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) e desenvolvido pela Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD), está com inscrições abertas para as novas turmas do Plano Ações Formativas para Apoio e Acompanhamento das Atividades Acadêmicas Remotas. As atividades serão realizadas por meio das plataformas Google Meet e Google Classroom, e as inscrições seguem abertas até o dia 11 de dezembro, no SIGAA.

Publicação em 03 de dezembro de 2020

A Universidade Federal do Pará prevê a oferta de um total de 7.364 vagas em 196 cursos de graduação em seu Processo Seletivo (PS) para ingresso de novas turmas em 2021, incluindo 196 vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD). Com isso, haverá um pequeno acréscimo em relação à oferta do PS 2020, que totalizou 7.143 vagas. A proposta de edital do PS 2021 foi apresentada em reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada na última quarta-feira, 2 de dezembro. As deliberações sobre a oferta ocorrerão em nova reunião agendada para o dia 22 de dezembro de 2020.

Publicação em 03 de dezembro de 202

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em reunião extraordinária na última quarta-feira, 2 de dezembro, discutiu o Calendário Acadêmico da Instituição para 2021. Pela proposta apresentada, haverá 270 (duzentos e setenta) dias letivos, divididos em 3 (três) períodos letivos de 90 (noventa) dias cada um(PL1, PL2 e PL3), para realização das atividades de cursos extensivos e intensivos, em todos os campi, institutos e núcleos da Universidade. A proposta de resolução que regulamentará o calendário agora será discutida no âmbito das unidades acadêmicas, e, no próximo dia 22 de dezembro, o Conselho deve se reunir para deliberação.

Publicação em 01 de dezembro de 2020

A Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Pará (UFPA) esclarece que está realizando a oferta de todos os seus componentes curriculares regulares no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em conformidade com as definições dos Conselhos Superiores da instituição quanto aos cuidados de biossegurança no cenário da pandemia de COVID-19.

Publicação em 28 de novembro de 2020

O Conselho Universitário da UFPA (CONSUN) realizou nesta sexta, 27 de novembro, a primeira reunião extraordinária para discussão do calendário acadêmico e oferta de processos seletivos para ingresso em 2021 na instituição. Na reunião, foram apresentadas propostas que serão agora discutidas nos campi, institutos e núcleos, a fim de subsidiar a tomada de decisões. O Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus avalia que a circulação do vírus persistirá por tempo indefinido e que é possível planejar as rotinas administrativas e acadêmicas futuras, observando as recomendações de biossegurança necessárias em cada condição (“bandeira”) da evolução da pandemia.

Publicação em 24 de novembro de 2020

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), prorrogou, até 27 de novembro de 2020, a inscrição para a solicitação de chip com dados móveis, referente ao Auxílio Inclusão Digital para o uso no Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Publicação em 19 de novembro de 2020

Diante do atual cenário de trabalho híbrido na Universidade Federal do Pará, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) e da Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS), irá ofertar um serviço de teleatendimento de fisioterapia, que consiste tanto em teleconsultas como em telemonitoramento.

Publicação em 07 de dezembro de 2020

A Campanha Ciência e Solidariedade pela Vida, lançada no mês de abril para apoiar a atuação do Complexo Hospitalar Universitário (CHU) da UFPA no atendimento de COVID-19, chega ao fim com uma arrecadação de R$ 43.730,21 em dinheiro, além de materiais de consumo, envolvendo um total de 183 doações de pessoas físicas e 3 doações de pessoas jurídicas. A Campanha foi realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Publicação em 28 de julho de 2020

Docentes da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará elaboraram um guia para orientar discentes e profissionais no tratamento de pacientes após recuperação da COVID-19. O guia foi elaborado a partir de experimentações científicas, da ciência baseada em evidências e da expertise de profissionais no tratamento de doenças que provocam limitações similares às da COVID-19. O guia está disponível digitalmente e será divulgado entre a comunidade científica e profissionais da saúde.

Publicação em 25 de julho de 2020

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus, em análise permanente do cenário epidemiológico do estado do Pará, constata, com base nos boletins da Secretaria de Estado de Saúde Pública, que, nas últimas semanas, houve uma diminuição do número de casos confirmados de COVID-19 no estado, embora ainda seja considerável o número de pessoas infectadas nesse período. Na avaliação do GT, mostra-se fundamental a manutenção dos cuidados individuais e coletivos para prevenção do contágio.

Publicação em 06 de julho de 2020

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira, integra o Programa Orienta COVID, que oferece orientação sobre a doença à população. O serviço é nacional e funciona de domingo a domingo, das 8h às 20h, por meio do telefone 0800 042 0506.

Publicação em 06 de julho de 2020

O Setor de Regulação e Avaliação em Saúde (SRAS) do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) iniciou no mês de junho o retorno gradual de seus atendimentos, e a partir de 1º de julho passa a receber 30% do quantitativo de pacientes agendados pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA). O atendimento segue as normas de segurança do Ministério da Saúde e do Plano de Contingência institucional para evitar o contágio pela covid-19. Confira os serviços que estão funcionando e os que retornaram desde 1º de julho.

Publicação em 01 de junho de 2020

A fim de prestar informação científica à sociedade e em resposta às solicitações dirigidas à Universidade Federal do Pará (UFPA) pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e pelo Ministério Público Federal (MPF), o Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus analisou e aprovou, por unanimidade, em reunião na tarde de hoje, 1° de junho.

Publicação em 28 de maio de 2020

Professores e alunos da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PPGEP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciaram a produção de álcool etílico líquido hidratado, indicado para a desinfecção de superfícies. A proposta é contribuir com o fornecimento do insumo, sobretudo, para os Hospitais Universitários. A fabricação é realizada no Laboratório de Engenharia de Bioprocessos (EngBio) e integra as ações da UFPA no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Publicação em 26 de maio de 2020

A Universidade Federal do Pará antecipou a outorga de grau a mais vinte e nove concluintes do curso de Enfermagem e trinta concluintes do curso de Farmácia, que estavam matriculados no último período letivo dos cursos. A outorga, por ato administrativo do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, foi realizada em caráter excepcional, em conformidade com a Portaria 383/2020 do Ministério da Educação, que dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação do combate à pandemia do novo coronavírus.

Publicação em 25 de maio de 2020

O Conselho Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, na última sexta-feira, 22 de maio, a suspensão do calendário acadêmico 2020 por tempo indeterminado diante do cenário de pandemia mundial causada pelo novo coronavírus. O Conselho referendou, por unanimidade, a decisão tomada pela Administração Superior da UFPA em 19 de março de 2020. A reunião ocorreu de maneira on-line e contou com a participação de 47 conselheiros.

Publicação em 20 de maio de 2020
Publicação em 11 de maio de 2020

Nesta segunda-feira, 11 de maio, sessenta e oito concluintes do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, matriculados no último período letivo do curso, receberam antecipadamente o grau, por ato administrativo do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho. A outorga antecipada e por ato administrativo ocorreu em caráter excepcional, observando o disposto na Portaria 383/2020 do Ministério da Educação, que trata da antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação do combate à pandemia do novo coronavírus.

Publicação em 7 de maio de 2020

A propósito da possibilidade de convocação dos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como parte de ações voltadas ao combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nos termos das Portarias MS Nº 356, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre a atuação destes alunos no combate à pandemia COVID-19 e MS Nº 492, de 23 de março de 2020, que instituiu a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo" e no Edital MS Nº 4, de 31 de Março de 2020, que estabeleceu os termos da convocação, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará tem a esclarecer.

Publicação em 01 de maio de 2020

A emergência do novo coronavírus tem afetado a humanidade de diferentes formas. Além das complicações na saúde física, vários são os efeitos psicológicos que também estão sendo gerados no contexto da pandemia. Sensações de estresse, angústia, medo e insegurança são apenas alguns exemplos. Pensando nisso, a Universidade Federal do Pará (UPFA) implementou a Clínica Psicológica Virtual, que oferecerá o serviço público de atendimento psicológico online, durante todo o período de isolamento social, para quem precisar receber acolhimento e orientações.

Publicação em 01 de maio de 2020

Com o intuito de orientar as comunidades indígenas sobre o novo coronavírus, considerando o contexto desses povos, um grupo de estudantes indígenas com dois professores da UFPA, Jackson Pinheiro e Anderson Herculano, criaram uma cartilha informativa e traduziram para diferentes línguas dos povos nativos. A cartilha possibilita uma explicação sobre a Covid-19 de forma clara e sem termos técnicos para que os indígenas compreendam e protejam-se de forma adequada.

Publicação em 22 de abril de 2020

A propósito da possibilidade de antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação do combate à pandemia do novo coronavírus - Covid-19, nos termos da Portaria MEC No. 383/2020, esclarecemos que a Universidade Federal do Pará, sensível à atual e preocupante conjuntura nacional e local, está envidando esforços no sentido de viabilizar, dentro dos limites que não interfiram na qualidade da formação dos egressos da Instituição, a integralização dos currículos dos alunos destes cursos.

Publicação em 21 de abril de 2020

A pandemia de COVID-19 tem levantado várias dúvidas e questionamentos não só por parte da população em geral, como também de profissionais da área de saúde que estão diante de uma doença nova, com poucos estudos conclusivos. Pensando nisso, o Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Federal do Pará (UFPA), ofertado na modalidade a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), implementou um novo módulo, intitulado “Coronavírus: Evolução da Pandemia e Plano de Contingência no Pará”.

Publicação em 16 de abril de 2020

Ciência e solidariedade têm sido dois compromissos importantes para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 em todo o mundo. Esses são os pilares da Campanha de Apoio aos Hospitais da UFPA - Ciência & Solidariedade pela vida, lançada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) para arrecadação de doações ao Complexo Hospitalar Universitário (CHU) da UFPA.

Publicação em 14 de abril de 2020
Publicação em 16 de abril de 2020

Sensações de medo, angústia e insônia são alguns sintomas causados pela ansiedade decorrente do isolamento social durante a pandemia de Covid-19. Pensando nisso, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará oferece um serviço de atendimento psicológico para a população em geral e para profissionais dos hospitais universitários que estão na linha de frente no enfrentamento à doença.

Publicação em 14 de abril de 2020

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) está realizando a pesquisa "Efeitos Psicológicos do Isolamento Preventivo na Pandemia da Covid-19" com o intuito de entender como a população tem se comportado diante o atual cenário da doença, causada pelo novo coronavírus. A pesquisa é feita on-line e está disponível para vários países e em vários idiomas. Até agora, mais de cinco mil pessoas, de várias partes do mundo, já responderam ao questionário, que pode ser acessado aqui.

Publicação em 10 de abril de 2020

Com a chegada da pandemia de COVID-19 ao Pará, diversos grupos de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) começaram a orientar seus esforços para desenvolver ações que colaborem com o enfrentamento da doença no estado. Entre as iniciativas, está a atuação do Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências da Saúde (LNP/ICS) da UFPA. Pesquisadores e estudantes iniciaram a impressão em 3D de máscaras para reforçar a reserva de equipamentos de proteção individual (EPI) dos Hospitais Universitários vinculados à instituição.

Publicação em 10 de abril de 2020

Iniciativa no Campus de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará (UFPA) colabora com a impressão 3D de máscaras do tipo face shield (proteção facial). Já foram produzidas unidades para doação ao Complexo Hospitalar Universitário da UFPA e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Abaetetuba. A proposta é que a produção se some aos estoques de unidades de saúde para evitar desabastecimento.

Publicação em 08 de abril de 2020

O Ministério da Educação informou, nesta segunda-feira, 6 de abril, a aprovação do repasse de recursos à Universidade Federal do Pará (UFPA) para apoio às ações da instituição no enfrentamento da pandemia de COVID-19. No início do mês, a Administração Superior encaminhou solicitação de apoio financeiro à Secretaria de Educação Superior do MEC com o objetivo de ampliar os investimentos nas iniciativas já em desenvolvimento e possibilitar a criação de novas estratégias.

Publicação em 06 de abril de 2020

A Universidade Federal do Pará informa que permanecem suspensas, por tempo indeterminado, as suas atividades acadêmicas e administrativas presenciais. A decisão leva em consideração as orientações das autoridades sanitárias e as recomendações do Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus acerca da importância do isolamento social diante do agravamento do cenário epidemiológico da COVID-19 no país e no estado do Pará.

Publicação em 06 de abril de 2020

Durante a pandemia de Covid-19 o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), que é referência para casos graves da doença, inicia hoje, 6, o serviço de atendimento telefônico para responder e tirar dúvidas da sociedade paraense sobre o novo coronavírus. A central funcionará de segunda à sexta-feira, no horário das 8h até às 17h, por meio dos números de telefone (91) 98468-0304 e (91) 98936-1105.

Publicação em 02 de abril de 2020

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o isolamento e o distanciamento social durante o período da pandemia tem levado milhões de pessoas em todo o mundo a realizar atividades laborais e de estudo em casa, evitando a circulação e a aglomeração em espaços públicos. Além das precauções para conter a contaminação pelo novo coronavírus, pesquisadores de diferentes áreas também chamam a atenção aos cuidados com a saúde física e mental, a partir da adoção de hábitos saudáveis.

Publicação em 01 de abril de 2020

Um grupo de pesquisa composto por engenheiros e cientistas da computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Instituto Nacional de Pesquisa (INPE) de São José dos Campos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de São Paulo (USP) está investigando a projeção de como a pandemia do novo coronavírus cresce em países do terceiro mundo, por meio de modelos matemáticos mais adequados à realidade demográfica de tais países.

Publicação em 31 de março de 2020

Com o objetivo de oferecer informações sobre a evolução da pandemia do coronavírus no Brasil, o Centro de Competência em Software Livre da UFPA desenvolveu o Projeto Observatório de Dados : COVID-19, que disponibiliza uma página com uma série de gráficos que facilita acompanhar o desenvolvimento da doença no país e nos estados brasileiros. Para conferir a página, acesse aqui.

Publicação em 30 de março de 2020

A Universidade Federal do Pará (UFPA) integra o grupo de 17 instituições brasileiras que participarão de estudo coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para teste de quatro tratamentos adicionais para a COVID-19. No Brasil, o estudo será coordenado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz). No Pará, a pesquisa será realizada no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), sob a liderança da professora, pesquisadora e médica infectologista da UFPA Rita Medeiros.

Publicação em 29 de março de 2020

Na última sexta-feira, 27 de março, o primeiro lote de álcool em gel produzido pela Universidade Federal do Pará (UFPA) foi entregue a unidades hospitalares de Belém: o Complexo Hospitalar da UFPA, compreendendo os Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza, e a Santa Casa de Misericórdia do Pará. A produção é uma iniciativa do Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos (LTFito) da Faculdade de Farmácia da UFPA, com o apoio da Administração Superior.

Publicação em 26 de março de 2020

Em virtude da pandemia da Covid-19, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) informa aos pacientes e familiares que os atendimentos para consultas, exames e cirurgias nos hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB) terão seus dias e horários alterados, e algumas atividades serão remarcadas.

Publicação em 26 de março de 2020

Com o objetivo de fornecer informações seguras sobre o novo coronavírus e os cuidados necessários para a prevenção frente à COVID-19, a Universidade Federal do Pará produziu uma série de vídeos respondendo as dúvidas mais frequentes sobre o agente infeccioso e a doença. As respostas são dadas pela professora e pesquisadora Rita Medeiros, infectologista do Hospital Universitário João de Barros Barreto...

coronavirus
Publicação em 25 de março de 2020

Com o objetivo de ampliar o número de exames feitos diariamente e agilizar o diagnóstico de pacientes do Pará, a Universidade Federal do Pará e o governo do estado do Pará fecharam uma parceria para que laboratórios da UFPA colaborem com o Laboratório Central do Estado na realização de exames de identificação do coronavírus (Covid-19). No momento, o Laboratório de Genética Humana e Médica, coordenado pela professora Ândrea Santos, do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA...

Publicação em 25 de março de 2020

Com o objetivo de fornecer informações seguras sobre o novo coronavírus e os cuidados necessários à prevenção à COVID-19, a Universidade Federal do Pará produziu uma série de vídeos respondendo a dúvidas mais frequentes sobre o vírus e a doença. As respostas são dadas pela professora e pesquisadora Rita Medeiros, infectologista do Hospital Universitário Barros Barreto. Todos os vídeos são acessíveis em Língua Brasileira de Sinais.

Publicação em 24 de março de 2020
Publicação em 24 de março de 2020

Em tempos de pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, professores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) tomaram a iniciativa de produzir álcool gel para suprir as necessidades de higiene das unidades acadêmicas da Instituição e dos hospitais universitários.

Publicação em 23 de março de 2020

A Universidade Federal do Pará suspendeu, em 19 de março passado, as atividades acadêmicas e administrativas presenciais em todos os seus campi. A medida foi necessária para enfrentar o risco de propagação da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Publicação em 22 de março de 2020

Na última sexta-feira, dia 20 de março, circularam dois vídeos com informações incorretas sobre o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atualmente em gestão compartilhada com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Publicação em 20 de março de 2020

Após a confirmação do segundo caso do novo coronavírus no Pará, a gestão do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) adotou novas medidas de proteção para a comunidade hospitalar. Consultas e exames que não necessitem de urgência serão remarcados e mais insumos...

Publicação em 19 de março de 2020

A partir desta quinta-feira, 19 de março, até 12 de abril, a Universidade Federal do Pará suspenderá suas atividades acadêmicas e administrativas presenciais, em todos os campi. A instituição deverá manter apenas as atividades dos Hospitais Universitários e de outras unidades, definidas como essenciais. Também serão mantidas as atividades assistenciais das Residências em Saúde.

Publicação em 17 de março de 2020

A Universidade Federal do Pará, com base em informações e avaliações de seu Grupo de Trabalho (GT) sobre o novo coronavírus, informa que estarão suspensas, no período de 19 de março a 12 de abril, em todos os campi, as atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

Publicação em 17 de março de 2020

Nesta-sexta, 13 de março, a Universidade Federal do Pará instalou um Grupo de Trabalho (GT) sobre o novo coronavírus, para acompanhar a evolução do cenário epidemiológico da doença COVID-19 e divulgar recomendações à comunidade acadêmica. A iniciativa visa orientar medidas preventivas.

Publicação em 17 de março de 2020

O objetivo foi orientar a equipe da instituição e identificar possíveis fragilidades no fluxo de atendimento.
Na manhã da última sexta-feira, 28, a equipe do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), referência estadual para o atendimento de coronavírus, realizou uma simulação de atendimento de um caso suspeito.