GT da UFPA divulga novo boletim com recomendações sobre atividades acadêmicas e administrativas

O Grupo de Trabalho (GT) da UFPA sobre o Novo Coronavírus, em análise permanente do cenário epidemiológico do estado do Pará, constata, com base nos boletins da Secretaria de Estado de Saúde Pública, que, nas últimas semanas, houve uma diminuição do número de casos confirmados de COVID-19 no estado, embora ainda seja considerável o número de pessoas infectadas nesse período. Na avaliação do GT, mostra-se fundamental a manutenção dos cuidados individuais e coletivos para prevenção do contágio.

O prolongamento do cenário pandêmico aponta para a necessidade de se pensar em alternativas para algumas atividades administrativas e acadêmicas, ainda essencialmente de modo remoto e flexibilizado, considerando as especificidades das diferentes unidades e subunidades, respeitados critérios de biossegurança recomendados pelas autoridades sanitárias.

Não se vislumbra, no curto prazo, a possibilidade de realizar atividades que impliquem a concentração de grande número de pessoas em espaços fechados, a exemplo do que ocorre usualmente nas salas de aula. Por outro lado, a continuar a redução das taxas de contágio, poderão ser programadas atividades presenciais isoladas que respeitem os requisitos de distanciamento social, higienização apropriada e não participação de pessoas que pertencem a grupos de risco.

O GT seguirá acompanhando a situação do estado, em especial dos municípios onde a Universidade possui campi, no sentido de embasar futuras decisões da Universidade Federal do Pará.

Belém, 24 de julho de 2020.

Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus

Acesse arquivo do boletim.

Publicação em 25 de julho de 2020.