Hospital Barros Barreto realiza simulação de atendimento a caso suspeito

O objetivo foi orientar a equipe da instituição e identificar possíveis fragilidades no fluxo de atendimento.

Na manhã da última sexta-feira, 28, a equipe do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), referência estadual para o atendimento de coronavírus, realizou uma simulação de atendimento de um caso suspeito. O objetivo foi orientar a equipe da instituição a respeito do manejo desses pacientes, e identificar possíveis fragilidades no fluxo de atendimento, que vai desde a passagem da ambulância pela portaria até a internação em leito de isolamento.

O hospital trabalhou no treinamento de todos os funcionários que irão interagir com esse possível caso suspeito e com a equipe assistencial que o acompanhará, por isso a simulação iniciou com os funcionários da portaria, evitando riscos para estes. A segunda etapa do procedimento consistiu na entrada desse paciente pela Unidade de Diagnóstico de Meningite (UDM), que é anexa ao prédio principal do Barros Barreto e impede que ele tenha contato com outros pacientes e funcionários da instituição.

Seguindo o fluxo, a equipe de plantonistas direcionou o caso para isolamento, onde foram simulados exames iniciais e coleta de material pela Unidade de Laboratório de Análises Clínicas do Hospital. Em todos os momentos, foram encenadas diversas situações que podem acontecer entre o período que a pessoa chega até sua internação, por isso a equipe ensaiou orientações de etiqueta de tosse e de higienização das mãos tanto para o paciente quanto para o acompanhante.

“Temos que trabalhar com todas as possibilidades de contaminação. Desde o acompanhante que vem em contato com esse paciente, a vestimenta da equipe e descarte correto dos equipamentos de proteção individual, temos muitas situações que podem ser decisivas, por isso a simulação nos ajuda a verificar essas fragilidades e corrigi-las”, afirma o infectologista Lourival Marsola, coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Barros Barreto.

A Superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), Regina Feio Barroso, parabenizou a equipe da CCIH e enfatizou que o hospital está preparado para receber casos suspeitos quando necessário. “Temos insumos emergenciais disponibilizados pela Rede Ebserh e, o mais importante, temos profissionais qualificados e treinados para manejar esse tipo de situação”, ressalta a gestora.

O Barros Barreto é uma das quatro unidades referenciadas para atendimento de coronavírus que é vinculada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A estatal, que administra mais de 40 hospitais no Brasil, possui protocolo próprio e providenciou a compra emergencial de equipamentos de proteção individuais e insumos para os hospitais referência. Junto com mais 10 hospitais do Pará, o HUJBB faz parte do Plano Estadual de Contingência do Coronavírus elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESPA).

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto e foto: Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Publicação em 17 de março de 2020.