Hospital Bettina Ferro de Souza inicia retorno gradual de atendimentos

O Setor de Regulação e Avaliação em Saúde (SRAS) do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) iniciou no mês de junho o retorno gradual de seus atendimentos, e a partir de 1º de julho passou a receber 30% do quantitativo de pacientes agendados pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA). O atendimento segue as normas de segurança do Ministério da Saúde e do Plano de Contingência institucional para evitar o contágio pela COVID-19. Confira abaixo os serviços que já estão funcionando:

Consultas: pacientes já agendados, e que tiveram suas consultas de retorno suspensas por conta da pandemia, estão sendo convocados pela equipe do SRAS para continuação de tratamento, apresentação de exames ou reavaliação médica. Por mês, estão sendo oferecidas 240 consultas de retorno nas especialidades de oftalmologia e otorrinolaringologia. A partir do dia 1º de julho, o hospital começará a receber os pacientes agendados pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), com quantitativo de 30%.

Cirurgias eletivas: conforme o Plano de Contingência do Hospital, as cirurgias estão sendo realizadas em número limitado ao longo da semana, e a previsão é que haja aumento gradativo nas próximas semanas.

Exames: apenas estão sendo realizados os exames de videolaringoscopia e fibronasolaringoscopia, sendo dois pacientes por dia, um para cada exame.

Doenças raras: pacientes já cadastrados no hospital estão fazendo acompanhamento à distância, devido serem grupo de risco para a covid-19.

Para mais informações, o Setor de Regulação e Avaliação em Saúde (SRAS) do Bettina Ferro Atende nos números 3201-7818/7820, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Referência

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é referência estadual nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia e doenças raras. Recebe pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), vindos da atenção básica para o atendimento de média e alta complexidade.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Acervo CHU-UFPA/Ebserh

Publicado em 06 de julho de 2020.