Coronavírus

Laboratório do Campus de Abaetetuba fabrica máscaras para proteção de profissionais de saúde

Iniciativa no Campus de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará (UFPA) colabora com a impressão 3D de máscaras do tipo face shield (proteção facial). Já foram produzidas unidades para doação ao Complexo Hospitalar Universitário da UFPA e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Abaetetuba. A proposta é que a produção se some aos estoques de unidades de saúde para evitar desabastecimento.

À frente dessa ação está o professor Marcos Allan Leite dos Reis, coordenador do Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Sistemas (LaMoSiC), do curso de Licenciatura em Física do Campus de Abaetetuba, e líder do Grupo de Pesquisa em Materiais Nano e Microestruturados da Amazônia. O docente atua na linha de Nanotecnologia e, há aproximadamente um ano, começou a trabalhar com impressão 3D.

O professor Marcos Reis explica o processo de produção: “Há no Laboratório a impressora e conseguimos as bobinas de filamento ABS e PLA para impressão das máscaras. Convidei como voluntario um dos meus ex-alunos, Dhonata Oliveira, que havia feito TCC nessa área. Ele ajusta os parâmetros de impressão e, depois de imprimir as peças, nós montamos, esterilizamos e ensacamos as máscaras para não contaminá-las”.

A professora Ana Áurea B. Maia, coordenadora do Campus de Abaetetuba, destaca e agradece aos parceiros envolvidos no desenvolvimento desta ação: “É significante a participação da UFPA nas ações de enfretamento à pandemia e o Campus de Abaetetuba está dando sua contribuição. Para produção de novas unidades do EPI, contamos com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, que fornecerá os materiais necessários para isso, assim como de algumas empresas situadas no município de Barcarena, que se comprometeram a doar os filamentos para impressão 3D. Nesse sentido, a colaboração de várias instituições públicas e privadas está sendo muito relevante. Além disso, toda essa situação reforça a importância de que mais investimento precisa ser feito em pesquisa no Brasil”.

O reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho, ressalta a importância da atuação dos campi da UFPA nos municípios do interior no atendimento das realidades locais: “Temos, hoje, uma boa estrutura de laboratórios de ensino e de pesquisa em todos os campi. Isso potencializa a capacidade de resposta da UFPA em todo o território paraense. Estamos integrados ao esforço da sociedade para enfrentar a pandemia em todos os municípios onde estamos presentes. O Campus de Abaetetuba está de parabéns por participar ativamente desse processo, produzindo equipamentos que são essenciais para o trabalho dos profissionais de saúde”.

Além das máscaras face shield, o professor Marcos Reis antecipa que já está projetando uma máscara do tipo N95 lavável e reutilizável. A proposta é apresentar uma alternativa aos modelos descartáveis, que já possuem grande procura no mercado.

Fonte: Divulgação Coronavírus UFPA