Coronavírus

Apoio à população

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira, integra o Programa Orienta COVID, que oferece orientação sobre a doença à população. O Programa é coordenado nacionalmente pela UNICAMP e integra outras nove instituições, além da UFPA. O serviço de teleatendimento funciona de domingo a domingo, das 8h às 20h, por meio do telefone 0800 042 0506. Saiba mais, aqui.

Estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) moradores de comunidades ribeirinhas do Arquipélago do Marajó lideraram a elaboração da Cartilha Ribeirinha Informativa sobre os cuidados básicos necessários no contexto da pandemia de COVID-19. A cartilha foi produzida de forma colaborativa, contando com a participação de professores e estudantes da UFPA e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fruto da parceria estabelecida entre as duas instituições e o Banco Santander por meio do Programa Ciência e Arte – Povos da Amazônia.

Acesse a cartilha.

A Direção do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Pará (HV-UFPA), em parceria com as coordenações dos programas de residência em área profissional da saúde (Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres e Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos), disponibilizará, a partir de 05 de maio de 2020, números telefônicos para que a população possa tirar dúvidas e receber orientações sobre a relação dos animais e o novo coronavírus (COVID-19). Os médicos veterinários residentes estarão à disposição para orientar a população, nos horários de 8h às 12h e 14h às 18h, por meio dos seguintes números:

  • Sobre cães e gatos: (91) 98477-1311 (Claro), (91) 98452-1657 (Claro), (91) 99631-9591 (Oi), (91) 98046-7518 (Tim), (91) 99371-7200 (Vivo) e (91) 99244-4462 (Vivo)

  • Sobre animais de fazenda: (91) 98513-8051 (Claro), (91) 99168-8721 (Vivo) e (91) 99317-1622 (Vivo)

  • Sobre animais silvestres: (91) 99132-6131 (Vivo), (91) 99194-7749 (Vivo) e (91) 99242-1716 (Vivo)

A ação é apoiada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA).

A Clínica Psicológica Virtual da UFPA oferece o serviço público de atendimento psicológico online, durante todo o período de isolamento social, para quem precisar receber acolhimento e orientações. Para ter acesso ao serviço, os interessados podem entrar no site da Clínica Psicológica Virtual, escolher um dos profissionais indicados na página e solicitar o atendimento via contato telefônico, nos dias e horários indicados para cada profissional. No primeiro contato, será combinado com o(a) psicólogo(a) como o atendimento será realizado. Não há atendimento por mensagem ou e-mail.

A Universidade Federal do Pará produziu cartilhas em línguas indígenas para orientar povos originários no combate à COVID-19. A proposta foi desenvolvida por professores e estudantes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA (APYEUFPA). Saiba mais, aqui.

Acesse as cartilhas:
Cartilha Língua Kayapó
Cartilha Língua Wai Wai
Cartilha Língua Karipuna
Cartilha Língua Portuguesa

Durante a pandemia de COVID-19, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), que é referência para casos graves da doença, está disponibilizando o serviço de atendimento telefônico para tirar dúvidas da sociedade paraense sobre o novo coronavírus e oferecer apoio psicológico.

Dúvidas sobre o vírus e a doença
De segunda a sexta-feira, das 8h até às 17h
Telefones: (91) 98468-0304 e (91) 98936-1105

Apoio psicológico
De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h até às 17h
Telefone: (91) 98389-0147

Professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Pará (PPGCMH-UFPA) desenvolveram o material “Fique ativo durante o isolamento social”, com orientações à população sobre como adotar ou manter hábitos saudáveis dentro de casa durante a pandemia. A iniciativa é dos professores João Bento-Torres Neto, Natáli Valim Oliver Bento-Torres e Daniel Alvarez Pires, que elaboraram as recomendações com base em curadoria de artigos científicos, materiais da OMS e de outras instituições de pesquisa. Em formato de cartilha, a proposta é que o material possa circular facilmente pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, para uso amplo pela população. Saiba mais, aqui.

A Universidade Federal do Pará e o Governo do Estado do Pará estabeleceram parceria para que laboratórios da UFPA colaborem com o Laboratório Central do Estado (LACEN-PA) na realização de exames de identificação do coronavírus (Covid-19). No momento, o Laboratório de Genética Humana e Médica, coordenado pela professora Ândrea Santos, do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, está participando do trabalho, disponibilizando o equipamento requerido para a análise das amostras de RNA, o RT-PCR (Real Time – Polimerase Chain Reaction). Saiba mais, aqui.

A Universidade Federal do Pará produziu uma série de vídeos respondendo a dúvidas mais frequentes sobre o novo coronavírus e a doença COVID-19. As respostas são dadas pela professora e pesquisadora Rita Medeiros, infectologista do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Todos os vídeos são acessíveis em Língua Brasileira de Sinais. Saiba mais, aqui.

O Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos, coordenado pelos Professores Otávio Carrera e Roseane Ribeiro Costa, do Curso de Farmácia da UFPA, produzirá álcool em gel para abastecer os Hospitais Universitários e, na medida do possível, outras demandas. Saiba mais, aqui.

A Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, no período de suspensão das atividades administrativas presenciais, está disponibilizando atendimento psicossocial para as(os) servidores da Instituição. Quem precisar pode solicitar agendamento pelo e-mail caps@ufpa.br ou pelo Sagitta. As orientações e atendimentos serão realizados remotamente pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, por meio da Coordenadoria de Apoio Psicossocial no Trabalho (CAPT).

A Superindentência de Assistência Estudantil está oferecendo um serviço de apoio psicológico por telefone para os estudantes da UFPA, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 12h. Os contatos são 98423-8931 (às segundas e terças-feiras), 98590-6670 (às quartas e quintas-feiras) e 98459-0541 (às sextas-feiras).