Coronavírus

PESQUISAS

CIÊNCIAS DA SAÚDE


Solidarity - Um estudo internacional randomizado de tratamentos adicionais para a COVID-19 em pacientes hospitalizados recebendo o padrão local de tratamento

Descrição: A pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos de quatro tipos de tratamentos adicionados aos protocolos desenvolvidos pelos hospitais das localidades participantes: Remdesivir; Cloroquina ou Hidroxicloroquina; Lopinavir/Ritonavir; e Lopinavir/ritonavir + Interferon. O estudo é desenvolvido por uma rede de pesquisa internacional. No Pará, é realizado no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). São coletados dados sobre o estado de saúde de pacientes em tratamento de COVID-19. Com a coleta com abrangência internacional, será possível traçar análises comparativas dos tratamentos e avaliar os efeitos das medicações em pessoas que faleceram em decorrência da doença e todos os efeitos do tratamento ao longo da internação do paciente.
Pesquisador líder: Rita Medeiros (UFPA)
Financiamento: Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Abrangência: internacional
Rede de instituições: 17 instituições brasileiras, entre outras instituições estrangeiras
Contato: ritaclosset@uol.com.br


Efeitos Psicológicos do Isolamento Preventivo na Pandemia da Covid-19

Descrição: Este estudo internacional tem como objetivo analisar as reações emocionais diante do isolamento social na situação de pandemia da COVID-19 por meio de uma pesquisa observacional de caráter descritivo-exploratório. Os participantes são voluntários e deverão ter no mínimo 18 anos de idade, convidados por mídias sociais para preencher questionário online disponível em seis idiomas (português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão). Será coletado o perfil sociodemográfico; comportamentos para adesão ao isolamento social e seus efeitos na identificação das emoções positivas e negativas. A análise dos dados ocorrerá por meio da descrição das variáveis sociodemográficas e psicológicas. A caracterização sociodemográfica será realizada por meio de análise de cluster e a regressão hierárquica para explorar os efeitos do isolamento social no funcionamento emocional e comportamental dos participantes.
Pesquisador líder: Janari da Silva Pedroso (UFPA)
Equipe: 2 doutores; 8 estudantes de pós-graduação
Financiamento: sem financiamento
Abrangência: internacional
Rede: UFPA, Universidad Pontifícia Bolivariana (Colômbia) e Universidad Santo Tomas (Chile)
PPGs aos quais o projeto está vinculado: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) e Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC)
Contato: ladsufpa@gmail.com; pedrosoufpa@gmail.com


Saúde mental de profissionais de Enfermagem do Brasil no contexto da COVID 19

Descrição: Estudo quantitativo, descritivo-analítico-correlacional e transversal, a ser desenvolvido com profissionais de enfermagem (auxiliar/técnico de enfermagem e enfermeiros) que exercem atividades em qualquer nível de atenção à saúde, independente da atuação e que atuam no ensino e pesquisa, com o objetivo de verificar a saúde mental dos profissionais de enfermagem (auxiliar/técnico de enfermagem e enfermeiros) diante da pandemia do COVID-19. A coleta de dados será por meio de ambiente virtual em redes sociais (Facebook, WhatsApp), com amostragem não-probabilística, por conveniência e técnica snowball. Os participantes responderão a um questionário sobre características sociodemográficas e laborais e a Escala de Avaliação de Sintomas-40-R (SCL-40-R). O projeto já foi aprovado pela CONEP, com protocolo de número 3.954.557. Espera-se que os resultados possam fornecer dados capazes de contribuir para elaboração de medidas e estratégias de apoio emocional aos profissionais que atuam em situações de pandemias.
Pesquisadoras líderes: Maria do Perpétuo Nóbrega (USP – Coordenadora Geral), Aline Macedo de Queiroz (UFPA – Integra a Coordenação na Região Norte)
Equipe: 13 docentes pesquisadores; 9 alunos de pós-graduação e 2 estudantes de graduação.
Financiamento: sem financiamento
Abrangência: Nacional
Rede: USP, UFPA, UFSCar, UNIFESP, UNIFAP, UFRGS, UFMT, UFMS, UFAL e UFBA
Grupo de pesquisa vinculado: Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Gestão para a Práxis do Cuidado de Enfermagem (EDUGESPEN-FAENF-ICS)
Contato para mais informações: (91) 98273-2461; alinemacedo@ufpa.br


ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS


COVID-19: Um novo modelo SEIR para países em desenvolvimento – estudo de caso para a Região Metropolitana de Belém

Descrição: Neste estudo, utilizamos o tradicional modelo SEIR como base para elaboração de um novo modelo, no qual é possível inserir as características socioeconômicas de países (ou regiões) com elevado grau de desigualdade social. Tal modelo é utilizado para avaliar e fornecer informações acerca da expansão do surto da COVID-19 em diversas regiões metropolitanas do Brasil, utilizando como base de dados aquelas providas pelos governos federal, estaduais ou municipais, tais como PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), DATASUS do Ministério da Saúde e casos confirmados de COVID-19 relatados pelas Secretarias Estaduais de Saúde. As simulações foram feitas para a Região Metropolitana de Belém e de São Paulo.
Pesquisador líder: Carlos Renato Lisboa Francês (UFPA)
Equipe: 5 doutores; 2 estudantes de pós-graduação
Financiamento: sem financiamento
Abrangência: local, nacional e internacional
Rede de instituições: UFPA; USP; INPE; Unifesp
PPG ao qual está vinculado: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE)
Contato: rfrances@ufpa.br, marcelino@ufpa.br
Produções: Nota técnica dos primeiros resultados


Mathematical-Statistical Modeling applied to Simulation of the Dynamics of the COVID-19 Epidemic

Descrição: O objetivo do projeto é o desenvolvimento de um modelo para simulação da dinâmica da epidemia de COVID-19 baseada em modelos matemáticos e estatísticos. As técnicas utilizadas, que estão diretamente ligadas aos temas do projeto de pesquisa de três mestrandos do PPGME são: [1] Modelos Compartimentais, [2] Regressão não Linear e [3] Geoestatística.
Pesquisadores líderes: João Marcelo Brazão Protázio (UFPA) e Christian Anton Wehenkel (UJED, México)
Equipe: 2 doutores; 3 estudantes de pós-graduação; 1 estudante de graduação
Financiamento: sem financiamento
Abrangência: regional e internacional
Rede: UFPA e UJED (México)
PPG e grupo de pesquisa ao qual o projeto está vinculado: Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística (PPGME); Laboratório de Modelagem Matemático-Estatístico da UFPA (LAMEM)
Contato: mprotazio@gmail.com


Sistema Refrigerador Monitorado para Vacinação e Amostras Biológicas para Investigação de Vírus Respiratório (SRM-V&A)

Descrição: A conservação, armazenamento e transporte das vacinas e amostras biológicas para investigação de vírus respiratório - como é o caso do novo Coronavírus (COVID-19) - ainda é um desafio em nosso país, principalmente na região amazônica, que precisa ser vencido para atender aos critérios estabelecidos nas normas e regulamentações da Agência Nacional de Segurança Pública (ANVISA) e Secretarias de Saúde Estaduais. O presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma geleira térmica inteligente que monitore e mantenha a temperatura da geladeira dentro dos padrões exigidos pelas normas, durante a fase de transporte. Para isso, serão utilizadas pastilhas termoelétricas, que serão responsáveis por refrigerar a geleira, descartando, assim, o uso de gelo ou bolsas térmicas, como atualmente é feito em algumas situações de coleta e envio de materiais. A geladeira inteligente também será composta por um sistema embarcado capaz de aferir as temperaturas medidas durante todo o trajeto que será percorrido por ela, além de registrar todo seu próprio trajeto via GPS. Além de tudo isso, a geleira térmica inteligente usará tecnologias de baixo custo, visando diminuir o custo total de produção da mesma. Tal projeto, mostra-se relevante no atual cenário de pandemia mundial que estamos enfrentando, causado pela COVID-19, em que amostras biológicas precisam ser colhidas, testes precisam ser realizados e pessoas precisam ser medicadas e vacinadas.
Pesquisador líder: Wellington da Silva Fonseca (UFPA)
Equipe: 3 pesquisadores doutores; 1 estudante de pós-graduação; 1 estudante de graduação
Financiamento: Edital PROCAD Amazônia/CAPES (aquisição de materiais de consumo)
Abrangência: regional
PPG ao qual o projeto está vinculado: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), Curso de Engenharia Biomédica e Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON)
Contato: fonseca@ufpa.br


Desenvolvimento de um acionador de Ambú automático como equipamento auxiliar emergencial de respiradores mecânicos utilizado em Unidades de tratamento intensivo (UTIs)

Descrição: O presente estudo apresenta o desenvolvimento de um equipamento auxiliar emergencial de baixo custo para ser utilizado em Unidades de Tratamento Intensivo - UTIs, como equipamento de respiração acionado automaticamente, suprindo a necessidade de pacientes com gravidade intermediárias que necessitam de ventilação com pressão controlada (PCV), a frequência respiratória, o tempo inspiratório e o limite de pressão inspiratória. Esse modo se caracteriza por manter a pressão limitada durante toda fase inspiratória, sendo ciclado a tempo. O fluxo é livre e desacelerado. Neste modo o VC (Volume Controlado) é variável e consequente da variação de pressão administrado e da mecânica ventilatória do paciente. Este protótipo possibilita a liberação de um ventilador mecânico para casos mais graves, onde hospitais de regiões do interior poderão disponibilizar um equipamento de baixo custo para pacientes com casos de gravidade intermediária de trato respiratório (tipo COVID19), em que o paciente necessita de oxigenação controlada por respiradores emergenciais do tipo Ambú. O sistema será desenvolvido com sistema pneumático e sensores de monitoramento de pressão de baixo custo e de fácil aquisição no comércio local.
Pesquisadores líderes: Marcelo de Oliveira e Silva (UFPA); Sérgio Aruana Elarrat Canto (UFPA) e Wellington da Silva Fonseca (UFPA)
Equipe: 3 pesquisadores doutores; 2 mestrandos; 2 alunos de graduação
Financiamento: Grupo Arboris e PROCAD/CAPES
Abrangência: local, regional e nacional
PPG e grupo de pesquisa ao qual o projeto está vinculado: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), Curso de Engenharia Mecânica (FEM) e Curso de Engenharia Biomédica (FEB).
Contato: mos@ufpa.br, aruana@ufpa.br, fonseca@ufpa.br


HUMANIDADES


Isolamento social em cidade local

Descrição: A pesquisa foi realizada no período de 6 a 10 de abril de 2020, na cidade de São Caetano de Odivelas, com o objetivo de registrar a opinião de concordância ou discordância do público da sede do município em relação ao isolamento social decorrente de ações públicas governamentais para a minimização da transmissão do Coronavírus, responsável pela doença COVID-19, que originou a pandemia em 2020. Entende-se aqui como isolamento social o recolhimento do indivíduo e de sua família em convivência cotidiana quanto ao ambiente doméstico de sua residência, com contatos mínimos e extremamente necessários com o ambiente e os indivíduos externos a esta, estritamente para garantir-se a sua sobrevivência e a de seus próximos. O objetivo é apresentar a opinião e nível de concordância/discordância de moradores de cidade de pequeno porte, no interior da Amazônia, em relação aos efeitos do isolamento social por conta da COVID-19.
Pesquisador líder: José Guilherme dos Santos Fernandes (UFPA)
Equipe: 1 doutor; 1 estudante de pós-graduação; 2 estudantes de graduação
Financiamento: sem financiamento
Abrangência: local
Rede: Campus Castanhal e Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas (NUSC) da UFPA
PPG e grupo de pesquisa ao qual o projeto está vinculado: Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/Castanhal); Colaboratório de Interculturalidades, Inserção de Saberes e INovação Social (COLINS)
Contato: (91) 98501-4040; mojuim@uol.com.br
Produções: Relatório de pesquisa