Coronavírus

Atividades, serviços e prazos na UFPA

Atualização em 27/03/2020
O Protocolo Geral da UFPA, localizado no andar térreo da Reitoria, funcionará às terças e quintas-feiras, de 9h às 12h.

Atualização em 26/03/2020
Confira a situação de editais, programas, bolsas, prazos e atendimentos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: https://drive.google.com/open?id=1YP5PcpUj6ieAz46SFfg91q8-wlylHq7i

Atualização em 23/03/2020
O calendário acadêmico da UFPA está suspenso a partir de 19 de março. Será necessário, após o retorno às atividades, definir um novo calendário acadêmico para o ano de 2020, algo que não pode ser antecipado neste momento. A UFPA não adotará o modelo de Educação a Distância (EaD) para dar andamento ao período letivo 2020/2, principalmente, porque não houve planejamento prévio para tal. Além disso, nem todos os discentes dispõem dos equipamentos necessários para seguir com o trabalho em ambiente virtual. Tarefas que tenham sido programadas e realizadas a distância a partir da suspensão do calendário serão objeto de apreciação por Faculdade no momento de retomada das aulas presenciais, sem prejuízo do cumprimento integral das atividades presenciais previstas no planejamento acadêmico inicial. É recomendado que novas tarefas não sejam programadas, visto que muitos discentes retornaram para as suas localidades de origem e não terão acesso às informações que venham a ser doravante divulgadas.

Atualização em 20/03/2020
Segue aberto o Edital para seleção de mestrandos ou doutorandos Erasmus+ Cooperação Brasil-França: http://www.prointer.ufpa.br/index.php?lang=pt-br. Está prorrogada a data de entrega da documentação até o dia 1o de abril de 2020, com a ressalva de que as datas para realização do estágio no exterior deverão ser alteradas. O envio da documentação passa a ser on-line, devendo a documentação ser enviada para prointer@ufpa.br. Os interessados receberão um e-mail de confirmação de que a documentação foi recebida. Em caso de não recebimento desse e-mail de confirmação, deve-se enviar nova mensagem para esse correio para orientações.

As aulas de Mandarim são organizadas pelo Instituto Confúcio, que deverá informar de que forma as aulas serão aplicadas virtualmente.

As aulas de Língua Francesa serão organizadas a partir de plataformas e livros já existentes com essa finalidade. Estudantes inscritos devem aguardar contato do leitor.

A PROINTER receberá via e-mail prointer@ufpa.br as demandas de cancelamento de participação em eventos internacionais, cujas solicitações foram feitas até final de fevereiro de 2020.

Atualização em 20/03/2020
A Pró-reitoria de Ensino de Graduação informa como serão realizados os atendimentos presenciais e remotos, assim como os prazos de editais em vigência por meio do link: http://www.proeg.ufpa.br/index.php/noticias/343-suspensao-das-atividades-academicas-e-administrativas


Atualização em 20/03/2020
A Procuradoria Federal junto à UFPA atuará em regime de teletrabalho e os atendimentos presenciais estão suspensos. Interessados podem utilizar o e-mail pgeral@ufpa.br para os eventuais casos de justificada urgência, para os quais serão adotadas as devidas providências.

Atualização em 20/03/2020
Estão suspensos os atos de colação de grau pelo tempo que perdurar a situação de emergência de saúde pública decorrente da epidemia do coronavírus. Os casos excepcionais de urgência comprovada estão regulamentados por Instrução Normativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, disponível em: http://www.proeg.ufpa.br/index.php/noticias/346-instrucao-normativa-n-1-2020.


Atualização em 20/03/2020
Atividades acadêmicas não presenciais podem ser programadas quando pedagogicamente justificadas, viáveis para o conjunto dos discentes que compõem as turmas e dimensionadas como parte da carga horária do componente curricular. A realização de tais atividades não se confunde com a oferta de um componente curricular na modalidade de Educação a Distância, nem com o cumprimento integral do componente curricular.

Atualização em 20/03/2020
A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional informa os contatos para atendimento de acordo com assunto de interesse:

Geral: proplan@ufpa.br
Orçamento: orcamento@ufpa.br
Planejamento acadêmico (Sistema Athena, sisplad): franciscocj@ufpa.br
Modernização administrativa (PDUs, Estrutura organizacional): cmadm@ufpa.br
Relatório anual de atividades: dinfi@ufpa.br
Sistema Integrado de Planejamento e Gestão: sinpeg@ufpa.br
Governança, Gestão de riscos, Integridade, Gestão de Processos e Termos de Execução Descentralizada: digest@ufpa.br
Avaliação de Cursos, ENADE e Avaliação Institucional: diavi@ufpa.br e harada@ufpa.br


Atualização em 20/03/2020
A Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal permanecerá realizando atendimentos por meio de canais remotos:

Os demais serviços que não puderem ser atendidos por esses canais, como os processos, serão realizados, de acordo com escala de servidores, mas sem atendimento presencial. As coordenações irão funcionar para atendimento por telefone às terças e quintas-feiras, das 8h às 13h.

O protocolo geral irá receber os processos da PROGEP durante o período de suspensão de atendimentos. Os andamentos dos processos que dependem de despachos de outros setores vão depender da escala de servidores desses locais.


Atualização em 19/03/2020
O Restaurante Universitário do Campus do Guamá suspenderá o serviço de alimentação a partir desta quinta-feira, 19/03. Será disponibilizado um auxílio-refeição emergencial aos estudantes de graduação inscritos e beneficiários do Auxílio Taxa Zero, no valor de R$120,00, por conta do fechamento temporário dos restaurantes universitários. O valor será depositado na conta-corrente dos estudantes.

Atualização em 19/03/2020
Está mantido o pagamento das bolsas de estágio, do PIBIC e do PIBEX. Sempre que possível, as atividades correspondentes devem ser realizadas a distância.

Atualização em 19/03/2020
Veja aqui como será o funcionamento dos serviços da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST): http://saest.ufpa.br/portal/index.php/component/content/article?id=2365

Atualização em 18/03/2020
As bibliotecas não funcionarão durante o período de suspensão das atividades presenciais na UFPA. Obras emprestadas terão o prazo de devolução prorrogado até uma semana após o retorno às atividades presenciais.

Atualização em 18/03/2020
As emissões de passagens aprovadas no âmbito dos editais da PROPESP dos programas PAEV, PIAPA, PAPEN e PACI estão suspensas. Os auxílios serão mantidos, desde que os deslocamentos venham a acontecer após o período de suspensão de viagens para servidores e colaboradores da UFPA.


Atualização em 18/03/2020
As defesas de Teses e Dissertações já agendadas podem ser mantidas, desde que sem público, com observação da necessária distância entre participantes e com arguição de membros externos por webconferência ou videoconferência. Novos agendamentos de defesas devem aguardar o retorno às atividades presenciais regulares.