O Complexo Hospitalar Universitário (CHU) da Universidade Federal do Pará (UFPA) é formado por duas unidades: o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS). Como hospitais universitários, atuam em Assistência, Ensino, Pesquisa e Extensão no estado do Pará, oferecendo atendimento de saúde à população, em diferentes especialidades médicas, unicamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2015, os hospitais são administrados em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, que atualmente administra uma rede de 40 hospitais universitários no país.


No Ensino, o CHU-UFPA desenvolve atividades práticas de ensino-aprendizagem, com o treinamento em serviço e formação de profissionais a partir da oferta de residências e internatos em diferentes áreas da Saúde. No que se refere à Pesquisa, o Complexo investe no desenvolvimento de estudos clínicos, experimentais, laboratoriais e básicos. Todo esse esforço impacta a qualidade dos serviços oferecidos à população, como consultas, exames, cirurgias, projetos e campanhas de promoção da saúde. Conheça mais sobre cada unidade:

Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB)

O Hospital Universitário João de Barros Barreto se consolidou em 1990. Antes desse período, funcionava, nas suas instalações, o Sanatório de Belém, que fazia parte de um programa para hospitalização de doentes de tuberculose. Com o passar dos anos, o HUJBB foi se especializando também em outras áreas e, atualmente, é considerado um dos principais serviços de saúde do estado do Pará e da região Norte, sendo referência nacional no tratamento de HIV/AIDS; referência regional em Pneumologia, Infectologia e Meningite; e referência estadual em Endocrinologia e Diabetes.

A unidade é, ainda, reconhecida por atuar no combate a doenças emergentes e reemergentes, como cólera, dengue, raiva humana e gripe A (H1N1). Possui um centro de diagnóstico que realiza exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, provas de funções respiratórias e exames endoscópicos. Entre os serviços de saúde oferecidos, destacam-se consultas e internação em diversas especialidades, como Clínica Médica, Pneumologia, Infectologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia e Urologia. Na área de Ensino, também conta com espaços de formação para acadêmicos, como residências e internatos.


Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS)

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza iniciou suas atividades em 1993, em Belém, como unidade de saúde básica. Posteriormente, ampliou sua atuação realizando procedimentos especializados, o que o tornou referência nas áreas de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil. Seu serviço de reabilitação e tratamento de doenças raras é único em toda a região Norte. Na área do Ensino, promove a formação de estudantes e o aperfeiçoamento dos profissionais, oferecendo residência médica em Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.


Ações no combate à COVID-19

No contexto da pandemia do novo coronavírus, o CHU-UFPA tem realizado diversas ações para auxiliar no combate e no tratamento da doença. O HUJBB é uma das unidades referenciadas para casos graves de COVID-19, integrando o Plano Estadual de Contingência do Coronavírus da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA). A fim de se organizar para a atuação frente à COVID-19, o hospital preparou áreas específicas e independentes para o acolhimento de pacientes. Também foi abastecido com equipamentos médicos e de proteção individual (EPIs), como luvas, aventais, máscaras cirúrgicas e N95, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um protocolo específico foi estruturado para a recepção de pacientes com a doença, assim como foram preparados leitos de isolamento e em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O hospital tem realizado também treinamentos com todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19, desde os profissionais que atuam na portaria e na triagem, até os que trabalham na assistência e internação, garantindo que os protocolos sejam executados conforme os parâmetros nacionais e internacionais dos órgãos de saúde.

Outra iniciativa implementada foi a Central de Atendimento telefônico, que presta serviços em três frentes: 1) esclarecimento de dúvidas da população sobre o novo coronavírus e o que fazer em caso de sintomas sugestivos; 2) apoio psicológico à população; e 3) apoio psicológico a profissionais do HUJBB. A central funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até às 17h.

Na área de Pesquisa, o Complexo integra uma rede internacional de instituições que realizam o projeto “Solidariedade”, liderado pela Organização Mundial de Saúde. Trata-se de um estudo clínico para teste de medicamentos para tratamento da COVID-19. Na área de Saúde Mental, o HUBFS realiza uma pesquisa sobre os efeitos psicológicos do isolamento social durante a pandemia. Integram esses estudos tanto pesquisadores quanto estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da assistência, configurando também uma oportunidade de formação.