Complexo Hospitalar da UFPA oferece apoio psicológico durante pandemia da Covid-19

Sensações de medo, angústia e insônia são alguns sintomas causados pela ansiedade decorrente do isolamento social durante a pandemia de Covid-19. Pensando nisso, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará oferece um serviço de atendimento psicológico para a população em geral e para profissionais dos hospitais universitários que estão na linha de frente no enfrentamento à doença. Psicólogos atenderão comunidade externa através do número (91) 98389-0147 e prestarão apoio aos servidores do Complexo pelo telefone (91) 98761-7233. A central funciona de segunda à sexta-feira, no horário das 08h às 17h.

Essa é mais uma iniciativa do Complexo Hospitalar, vinculado à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que também dispõe de uma central de atendimento para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus. O apoio psicológico envolve os residentes e profissionais da Unidade de Atenção Psicossocial do Barros Barreto, com o auxílio de professores e supervisores, que trabalham formando uma rede de apoio para aqueles que necessitarem de amparo em momentos de pânico ou ansiedade decorrente do isolamento.

Psicólogo da Unidade de Atenção Psicossocial do Hospital Universitário João de Barros Barreto, Diogo Bendelak explica que o apoio psicológico será feito com a aplicação de técnicas de enfrentamento, que são medidas tomadas em situações de crises e intercorrências. “Nós vamos trabalhar no sentido de acolher a pessoa durante essa situação e, se for o caso, encaminharemos para o serviço de rede de atenção à saúde mental oferecido pelo município ou pelo Estado e que seja mais próximo para esse paciente e para serviços psicológicos na modalidade não presencial autorizados pelo Conselho Regional de Psicologia para esse período de pandemia”, afirma.

Efeitos do Isolamento - Segundo a agência “Administração de Recursos e Serviços de Saúde”, do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, a solidão pode ser tão prejudicial quanto fumar 15 cigarros por dia. O isolamento social, por sua vez, pode provocar ansiedade, que propicia sintomas psicossomáticos, como tosse, febre, falta de ar e taquicardia. “Inclusive, a falta de ar, que é um dos principais sintomas da covid-19, é também um dos sintomas da ansiedade, o que faz muita gente confundir os dois quadros. Por isso as centrais de atendimento são tão importantes nesse momento para tranquilizar e orientar”, reafirma o psicólogo Diogo.

Em documento publicado no dia 18 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ressaltou a importância de cuidados específicos também para os profissionais da saúde. Na publicação, a OMS falou da necessidade de cuidar da saúde por meio de atividades físicas e alimentação saudável, todavia deixou em foco a atenção que se deve ter com o bem estar mental. Estar em contato com a família e amigos por redes sociais, buscar informações oficiais sobre a Covid-19 e manter-se atento à emoções e pensamentos negativos foram algumas das dicas apresentadas, uma vez que esses trabalhadores estão em constante estresse e pressão.

Em concordância com a OMS, o professor Pedro Piani, Gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar, reitera a existência da central específica para os profissionais da saúde dos hospitais universitários. “São públicos em situações diferentes, que demandam abordagens específicas. É um período difícil para todos, porém os trabalhadores que atendem os pacientes com diagnóstico de Covid-19 também necessitam de cuidados apropriados nesse momento de cobrança e fragilidade”, ressalta.

Referência - Há cerca de uma semana, o Hospital Universitário João de Barros Barreto, como referência nacional da rede Ebserh no combate ao novo coronavírus, inaugurou a central de atendimento para responder às principais dúvidas da população paraense sobre a nova doença e funciona ativamente desde então. Dessa forma, atualmente, existem duas centrais de atendimento exclusivos para a sociedade paraense.

Pesquisa - Já no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, a pesquisa "Efeitos Psicológicos do Isolamento Preventivo na Pandemia da Covid-19" está sendo realizada para identificar as reações emocionais e comportamentos durante o período de isolamento social. O objetivo é contribuir futuramente com ações de prevenção e tratamento de problemas psicológicos advindos do distanciamento social. Estas ações têm sido uma alternativa do Complexo Hospitalar da UFPA para dar continuidade à assistência no decorrer do período de isolamento. Para saber como participar, confira matéria completa no Portal da UFPA.

Serviço:

Central de atendimento para apoio psicológico

Dias e horários: Segunda a Sexta-feira, de 8h às 17h, exceto feriados.

Telefones:

Para a população: (91) 98389-0147 (Tim)

Para funcionários dos Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh: (91) 98761-7266 (Oi)

O que oferta: apoio psicológico a profissionais da saúde para cuidados com a saúde mental

Texto: Giullia Moreira – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Foto: reprodução Google