Conselhos Superiores definem o retorno pleno das aulas presenciais, a adoção do passaporte vacinal e novas orientações para o bandeiramento na UFPA

A partir de 3 de janeiro de 2022, a UFPA adotará o passaporte vacinal para todos os servidores e discentes e as atividades administrativas e acadêmicas passarão a ocorrer todas no modo presencial. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 14 de dezembro, em reuniões dos Conselhos Superiores de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e de Administração (Consad) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Apenas atividades iniciadas nos períodos letivos de 2021 com o formato híbrido ou remoto poderão ser concluídas no formato inicial.

O Grupo de Trabalho da UFPA sobre o novo Coronavírus continuará monitorando os dados da pandemia do novo coronavírus e informará eventuais mudanças no bandeiramento dos campi. A medida aprovada hoje prevê que, na vigência das Bandeiras Amarela, Verde e Azul, as atividades serão integralmente presenciais, com 100% da capacidade dos ambientes, desde que seja cobrado o comprovante de vacinação, sendo obrigatório o uso de máscara.

O controle da comprovação de vacinação será feito pelas unidades e subunidades acadêmicas e administrativas. Casos de servidores(as) não vacinados(as) devem ser notificados à Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas para as providências cabíveis. E casos de estudantes não vacinados(as) serão comunicados ao Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) para bloqueio do(a) discente no sistema de matrícula.

“Estamos em uma nova fase da pandemia em que é possível avançar na retomada de atividades presenciais com maior segurança, devido ao avanço na vacinação e mantidos os cuidados básicos de uso de máscara e higienização das mãos. Essas novas medidas se pautam no conhecimento científico atualizado sobre o vírus e a doença, que tem orientado todas as medidas da UFPA desde o início da pandemia”, explica a professora Rita Medeiros, presidenta do Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus, que propôs essas novas recomendações para apreciação dos Conselhos Superiores.

Bandeiramento - Desde julho de 2021, com o bandeiramento verde na maioria dos campi, foi possível o retorno progressivo das atividades presenciais na Universidade. Em setembro, com a oferta do esquema vacinal completo aos(às) técnico-administrativos(as) e docentes da Instituição, houve o retorno integral do trabalho administrativo presencial e as atividades acadêmicas passaram a acontecer no formato híbrido ou presencial. Neste momento, em que o esquema vacinal também já foi oferecido à totalidade dos(as) estudantes, serão retomadas as atividades acadêmicas presenciais em todos os cursos.

Atualmente, todos os campi da UFPA estão em Bandeira Verde, exceto o Campus Universitário de Altamira, que está em Bandeira Amarela. A Bandeira Verde sinaliza capacidade hospitalar controlada e evolução de novos casos de transmissão viral em fase decrescente nos municípios onde está vigente; e a Bandeira Amarela sinaliza risco intermediário de contaminação.

Com a nova Resolução aprovada pelo Consad, é possível a realização de todas as atividades presenciais na vigência dessas Bandeiras, garantida a comprovação da vacinação e o uso de máscara. O sistema de bandeiramento é adotado pela Universidade desde dezembro de 2020.

“Após quase dois anos de pandemia, avançamos na retomada plena das atividades presenciais. Nosso GT continuará monitorando a evolução da pandemia e permaneceremos atentos aos dados epidemiológicos nos municípios onde a UFPA possui campus. O momento agora é de trabalhar para que esse retorno pleno aconteça de modo seguro para todas as pessoas”, aponta o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Publicado em 14 de dezembro de 2021