Coronavírus
Entenda as orientações vigentes com a adoção da bandeira laranja nos campi
Durante o período de emergência em saúde pública causada pelo novo coronavírus, as atividades acadêmicas e administrativas na Universidade Federal do Pará (UFPA) têm observado os cuidados necessários para prevenção e minimização de riscos, de modo a evitar prejuízos à saúde de servidoras(es), estudantes e usuários(as) de serviços da Instituição. Com a Resolução n. 1.513 do Conselho Superior de Administração, a UFPA passou a adotar o uso de “bandeiras” para orientar a comunidade acadêmica quanto às permissões e restrições de atividades a serem seguidas pela comunidade universitária.
Desde a última semana, com base em avaliação do Grupo de Trabalho (GT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre o Novo Coronavírus, todos os campi da Instituição estão na condição da bandeira laranja, que sinaliza risco médio em relação à Covid-19, com alto índice de transmissão viral. Na vigência dessa bandeira, a recomendação geral é a de que a maioria das atividades acadêmicas e administrativas nos campi ocorra de maneira remota.
Permissões e restrições - Conheça a síntese das diretrizes para realização das atividades acadêmicas e administrativas em todos os campi da UFPA enquanto a bandeira laranja estiver vigente.
Protocolos de biossegurança para uso dos espaços institucionais - Além das diretrizes pertinentes a cada condição epidemiológica, o GT da UFPA sobre o Novo Coronavírus elaborou protocolos de biossegurança que orientam a respeito dos cuidados básicos para atividades presenciais, quando necessárias e autorizadas, nos espaços da Universidade. Três cuidados gerais são indispensáveis: o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização frequente das mãos. Outras normas específicas são recomendadas para o uso de ambientes de estudo e de trabalho, salas de aulas e auditórios, laboratórios e cenários de prática, bibliotecas, transporte coletivo, restaurantes universitários, cantinas e lanchonetes, bem como ambientes de pesquisa.
Para saber mais sobre as bandeiras e os protocolos de biossegurança, acesse a Resolução na íntegra. Leia mais sobre o sistema de bandeiras aqui.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Artes: Mkt Ascom