Coronavírus
Equipe da Marinha realiza procedimento de descontaminação em prédios da UFPA
Uma equipe da Marinha do Brasil realizou, na última segunda-feira, 22 de março, o procedimento de descontaminação de alguns espaços físicos da Universidade Federal do Pará, em Belém. A solicitação foi feita pela Reitoria, com o acompanhamento da Prefeitura Multicampi. A descontaminação visa à eliminação, nos ambientes, de bactérias, protozoários, fungos e alguns vírus, como o novo coronavírus.
“Fazemos a aplicação a jato de uma solução de quaternário de amônia, hipoclorito de sódio e cloro 1%, que age em 15 minutos a uma hora na descontaminação do ambiente”, explica o tenente Helio Junior, fuzileiro da Marinha do Brasil e comandante da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Comando do Quarto Distrito Naval. O tenente também faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPGBAIP) da UFPA.
O procedimento já foi realizado nos prédios da Reitoria, da Pró-Reitoria de Administração, da Prefeitura, da Segurança, do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia e na Unidade da UFPA do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), localizada no Complexo do Vadião. Novos agendamentos devem ser feitos para outros setores da Universidade.
Para o reitor da UFPA, esta é mais uma ação para ampliar a segurança dos servidores que precisam atuar presencialmente em atividades essenciais: “Nas últimas semanas, em razão do agravamento da pandemia no estado, tivemos que reduzir as atividades presenciais para garantir maior segurança à nossa comunidade. Mas sabemos que algumas atividades essenciais não podem parar e também precisamos cuidar da saúde dos servidores que continuam trabalhando presencialmente. O apoio da Marinha do Brasil com o procedimento de descontaminação se soma aos esforços que estamos fazendo para manter a Universidade ativa, com o máximo de segurança possível”.
O serviço de descontaminação está sendo realizado pela Marinha do Brasil desde março de 2020. As instituições podem solicitar o agendamento via ofício.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA