Faculdade de Medicina de Altamira integra o Programa Orienta COVID para oferta de teleatendimento à população

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira, integra o Programa Orienta COVID, que oferece orientação sobre a doença à população. O serviço é nacional e funciona de domingo a domingo, das 8h às 20h, por meio do telefone 0800 042 0506.

O projeto iniciou em maio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Altamira, para atender, em um primeiro momento, a população local. Posteriormente, a Faculdade iniciou parceria com a Universidade de Campinas (UNICAMP) e outras instituições, passando a atender todo o Brasil, como explica o professor Ademir Ferreira da Silva Júnior, da Faculdade de Medicina de Altamira, coordenador do Projeto e representante da UFPA no Programa: “Descobrimos que a UNICAMP estava fazendo um trabalho parecido. Então, entramos em contato com a coordenação do projeto. A UNICAMP nos deu toda as orientações iniciais para implantarmos o projeto em Altamira. Assim, passamos a entrar na rede de Teleatendimento Orienta COVID para atender apenas os moradores de Altamira. Contudo, o projeto foi ampliado recentemente junto com mais 9 universidades para podermos atender todo o Brasil”.

Cada universidade realiza o atendimento prioritariamente para cidades e estados que não têm o serviço, podendo receber ligações de outras localidades em horários de grande demanda. Em junho, a equipe da UFPA atendeu a 1377 ligações.

Da UFPA, participam 32 professores e 21 estudantes do oitavo semestre do curso de Medicina e profissionais que cursam a Especialização em Atenção Básica e Saúde da Família. Para preparação da equipe, são feitos treinamentos permanentes por webconferência, com os temas: funcionamento do sistema, formas de abordagem ao paciente, medidas de prevenção, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento, entre outros.

Programa Orienta COVID

Coordenado nacionalmente pela UNICAMP, o Programa Orienta COVID é formado por uma rede de instituições de ensino. Além da UFPA e da Unicamp, integram o Programa: a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade de Uberaba (Uniube), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Centro Universitário Uningá, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Outras instituições estão em processo de associação.

É possível encontrar mais informações sobre a iniciativa nacional no site www.orientacovid.com.br e por meio do Instagram do Projeto da Faculdade de Medicina de Altamira: https://www.instagram.com/orientacovidufpaatm/

Fonte: Divulgação UFPA Coronavírus

Imagem: Divulgação Programa Orienta COVID

Publicado em 06 de julho de 2020.