Coronavírus

GT da UFPA sobre o Novo Coronavírus emite novo boletim sobre as bandeiras epidemiológicas vigentes nos campi

O Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus emitiu novo boletim, nesta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, em que informa a manutenção das bandeiras epidemiológicas até o momento vigentes nos campi da UFPA: Bandeira Laranja no Campus Universitário de Altamira e Bandeira Amarela nos demais campi.

A manutenção do bandeiramento vigente é justificada pelo GT levando em consideração que os indicadores epidemiológicos nos municípios onde a UFPA possui campus permanecem nas faixas correspondentes às respectivas bandeiras, dentro dos critérios de avaliação previstos pela Resolução n. 1.513 do Conselho Superior de Administração, que estabelece a adoção do sistema de bandeiras na Universidade.

No Boletim, porém, o GT registra que as informações disponíveis apontam uma elevação do número de casos na Região Metropolitana de Belém e em Tucuruí, onde a UFPA possui campi. O Grupo continuará acompanhando as condições epidemiológicas no estado e qualquer alteração de cenário será informada à comunidade acadêmica.

Vacinação - O Grupo de Trabalho também se manifestou em relação ao início da vacinação contra Covid-19 no estado do Pará, reforçando a importância do esforço dos que contribuíram para a disponibilização de vacinas, assim como reafirmou a defesa de que a vacinação seja realizada de forma universal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), no contexto do Plano Nacional de Imunização (PNI).

No documento, ainda é informado que existem 2.200 profissionais em atuação no Complexo Hospitalar Universitário da UFPA, além de outras centenas de profissionais e discentes atuando na atenção à saúde da população em clínicas e projetos da Universidade. Neste momento, a vacinação pelo SUS alcançará apenas 500 profissionais do Complexo Hospitalar, observando critérios do Plano Estadual de Vacinação.

Nesta primeira fase, portanto, serão priorizados “os profissionais com atuação na linha de frente de atendimento à Covid-19 e a síndromes gripais e que são mais vulneráveis ao desenvolvimento de doença grave (pessoas com idade mais avançada e comorbidades). A critério do SUS e no momento por ele definido serão vacinados os demais profissionais de saúde em atuação nas unidades da UFPA”.

Os cuidados permanecem - Apesar da manutenção do bandeiramento vigente, o GT da UFPA sobre o Novo Coronavírus chamou atenção para a necessidade de reforço do distanciamento social, do uso de máscara e da higienização das mãos. Mesmo que a vacinação tenha sido iniciada no país e no estado, há um longo caminho até que a população seja imunizada e a transmissão do vírus controlada.

Orientação das bandeiras - Em dezembro de 2020, a UFPA aprovou a Resolução n. 1.513 do Conselho Superior de Administração, adotando o sistema de bandeiras para estabelecer diretrizes para a realização de atividades acadêmicas e administrativas durante o período de emergência em saúde pública causada pela pandemia da Covid-19.

Conforme o documento, a Bandeira Laranja sinaliza a existência de risco médio de contaminação, com capacidade hospitalar em nível de saturação e nível alto ou crescente de transmissão viral. Na vigência dessa bandeira, a recomendação geral é que a maioria das atividades acadêmicas e administrativas seja realizada de forma remota.

Já a Bandeira Amarela sinaliza risco intermediário de contaminação, com circulação viral sustentada na população, mas com capacidade hospitalar em menor risco de saturação. Nessa bandeira, a recomendação geral também é para que a maioria das atividades acadêmicas e administrativas seja realizada de forma remota, sendo flexibilizadas atividades híbridas em casos específicos e estritamente necessários, com restrições para grupos de risco. Saiba mais sobre o sistema de bandeiras, aqui.

Acesse o boletim na íntegra em pdf.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA


Publicado em 21 de janeiro de 2021.