Coronavírus

HUJBB intensifica o preparo para receber casos graves de COVID-19

Após a confirmação do segundo caso do novo coronavírus no Pará, a gestão do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) adotou novas medidas de proteção para a comunidade hospitalar. Consultas e exames que não necessitem de urgência serão remarcados e mais insumos estão sendo garantidos para reforço dos leitos de isolamento e terapia intensiva. Também foi disponibilizado maior quantidade de álcool em gel e equipamentos de proteção individual para os profissionais e pacientes.

O Barros Barreto, que é unidade referenciada do Sistema Único de Saúde (SUS) para casos graves no Pará, possui leitos de isolamento e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para receber pacientes que necessitem de internação. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra 40 hospitais universitários no país, incluindo o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), disponibilizou recursos para a compra emergencial de insumos.

O hospital está abastecido com máscaras cirúrgicas, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde, para o atendimento da maioria dos casos de COVID-19, bem como de respiradores N95 para as situações específicas que exigem o uso desse tipo de equipamento, reforçando o preparo do Hospital para receber pacientes graves com o novo coronavírus. Afirmamos ainda que o estoque da instituição está provido com aventais cirúrgicos, luvas, máscaras e óculos de proteção, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, inclusive com disponibilidade de dispositivo de aspiração traqueal fechado para os pacientes sob ventilação mecânica.

A dispensação de álcool em gel foi reforçada em todas as áreas, assim como a concessão de máscaras para profissionais que trabalham em contato direto com as pessoas, como a portaria e a segurança. Servidores das áreas administrativas poderão trabalhar em regime de flexibilização de horários e realização de trabalho remoto, de acordo com a Instrução Normativa da Ebserh.

Ensino - Estão suspensas as aulas teóricas presenciais e mantidas as atividades assistenciais exercidas pelos residentes, respeitando o padrão de biossegurança exigido no ambiente de atuação. A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Complexo suspendeu as atividades acadêmicas da graduação e pós-graduação, como estágios e internato, até o dia 12 de abril.

A Superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Regina Feio Barroso, ressalta que a gestão está trabalhando intensivamente nas medidas de proteção de funcionários e pacientes contra o novo coronavírus. “Temos orientado massivamente a comunidade hospitalar, realizando simulações de atendimento em todas as unidades que irão receber casos suspeitos, desde a portaria até a internação, sem descuidar dos atendimentos que o hospital já realiza. Além dos treinamentos, também estamos trabalhando na ampliação de leitos específicos para pacientes com a COVID-19”, explica a gestora.

Para os pacientes habituais dos hospitais universitários Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza (HUBFS) que não necessitem de urgência nos hospitais, tanto as consultas quanto as cirurgias eletivas estão sendo remarcadas.

As pessoas que apresentarem algum sintoma relacionado ao quadro epidemiológico de COVID-19, e necessitarem de mais esclarecimentos, podem entrar em contato com a vigilância epidemiológica do município de Belém. Para mais informações, visite o site do Ministério da Saúde que diariamente atualiza os boletins epidemiológicos sobre o novo coronavírus. As orientações estão sendo atualizadas constantemente conforme o avanço da pandemia.

Texto: Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Acervo do HUJBB

Publicação em 20 de março de 2020.