Coronavírus
Laboratório da UFPA inicia produção de álcool líquido
Professores e alunos da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PPGEP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciaram a produção de álcool etílico líquido hidratado, indicado para a desinfecção de superfícies. A proposta é contribuir com o fornecimento do insumo, sobretudo, para os Hospitais Universitários. A fabricação é realizada no Laboratório de Engenharia de Bioprocessos (EngBio) e integra as ações da UFPA no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
A iniciativa é liderada pelos professores Kleber Oliveira (FEQ/PPGEP), responsável pelo laboratório onde está sendo produzido o insumo, e Sil Quaresma (FEQ/PPGEP), vice-coordenador da Especialização em Tecnologia Cervejeira (TecnoCerva/PPGEP). O projeto surgiu a partir das pesquisas relacionadas à dissertação de mestrado do Engenheiro Químico Rogério M.P. dos Santos, que tem o objetivo de produzir bioetanol a partir do aproveitamento de resíduos da indústria alimentícia. Discentes que trabalharam com temas afins na Iniciação Científica e no Trabalho de Conclusão de Curso também atuam voluntariamente no projeto.
O professor Kleber Oliveira explica que o processo de produção possui quatro etapas: “Inicia com o pré-tratamento do resíduo, seguido da etapa de sacarificação enzimática da biomassa. Posteriormente, é realizada a etapa de fermentação, onde é produzido o etanol pela ação das leveduras presentes no meio. E, finalmente, o produto da fermentação passa pelo processo de destilação em uma coluna de destilação fracionada, em que ocorre a concentração e purificação do etanol produzido. Em função da natureza da matéria-prima e do processo utilizado, obtém-se um produto de baixo custo e pureza elevada”.
A elaboração da identidade visual e do rótulo do produto foi realizada pelos próprios membros da equipe do projeto. O rótulo contém as informações da composição, responsáveis pela produção, lote, validade do produto, entre outras, conforme regulamentação.
Atualmente o Laboratório de Engenharia de Bioprocessos possui estrutura com capacidade de produzir 50 litros/semana de etanol hidratado, o que deve ser ampliado com o investimento de novos recursos da Administração Superior. O primeiro lote de 33 litros já foi destinado ao Complexo Hospitalar Universitário (CHU) da UFPA.
O reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho, reforça a importância do apoio institucional a projetos que desenvolvam soluções para o enfrentamento da pandemia: “Vários laboratórios e grupos da UFPA, como o Laboratório de Engenharia de Bioprocessos, têm direcionado suas atividades para colaborar na produção de insumos, equipamentos de proteção individual, testes e pesquisas para o enfrentamento do novo coronavírus. Recentemente, obtivemos a aprovação do repasse de quase R$ 1,8 milhão do Ministério da Educação para dar maior suporte aos pesquisadores da UFPA nessas ações, que têm sido fundamentais para contribuir com várias necessidades da população e dos serviços públicos no contexto da pandemia”.
Outra iniciativa de produção de insumos é do Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos (LTFito) da Faculdade de Farmácia da UFPA, que produz álcool em gel 70%. Os primeiros lotes foram direcionados ao CHU-UFPA e para hospitais e entidades parceiras.
Fonte: Divulgação
Fotos: Acervo do projeto