Coronavírus

Nota de esclarecimento sobre atendimento do HUJBB durante pandemia

Na última sexta-feira, dia 20 de março, circularam dois vídeos com informações incorretas sobre o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atualmente em gestão compartilhada com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). As informações mencionadas nos vídeos não correspondem à realidade do hospital. Em um dos vídeos, afirma-se que a Unidade de Diagnóstico de Meningite (UDM), localizada nas dependências do Hospital Universitário e que funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), passaria a fazer os exames de diagnóstico do novo coronavírus e que não havia medidas de proteção para profissionais e pacientes. Em outro vídeo, alega-se que as instalações para a internação de pacientes com a COVID-19 não cumprem as exigências de segurança.

Frente à circulação de informações incorretas sobre as condições de atendimento do HUJBB, faz-se necessário esclarecer à população paraense que não está no escopo da atuação do hospital a realização de exames diagnósticos da COVID-19 (nem na UDM, nem em outros espaços), mas apenas a internação de pacientes que necessitem de tratamento hospitalar. Essa internação acontecerá em área que não corresponde às instalações mostradas nos vídeos. O HUJBB é um dos onze hospitais de referência para o atendimento de casos graves do novo coronavírus no Pará, encaminhados a partir dos diagnósticos realizados pelos testes do Laboratório Central do Estado (LACEN-PA) ou do Instituto Evandro Chagas (IEC).

Ainda com relação às condições sanitárias de atendimento no HUJBB, os isolamentos para casos de COVID-19 foram adaptados seguindo a orientação do Ministério da Saúde e, sendo o Barros Barreto um hospital de referência no País para atendimento de doenças infectocontagiosas, todos os cuidados foram tomados contra riscos para os pacientes e para o corpo técnico, pois fazem inclusive parte da rotina de atuação da equipe do hospital.

É improcedente a alegação de que não há equipamentos de proteção individual (EPIs) para os colaboradores. O hospital está abastecido com máscaras cirúrgicas, respiradores N95, aventais cirúrgicos, luvas, máscaras, óculos de proteção e, inclusive, dispositivo de aspiração traqueal fechado para os pacientes sob ventilação mecânica. Além disso, o uso desses equipamentos também se dará em consonância com a recomendação da Organização Mundial da Saúde.

É lamentável que circulem informações incorretas em uma situação de crise, que afeta toda a população brasileira, promovendo o pânico e a desconfiança, quando são necessárias medidas de esclarecimento e orientação. É claro que, como hospital público, o HUJBB sofre com a limitação de recursos para as políticas de saúde pública no Brasil. Isso não se confunde, porém, com a seriedade e o esforço de todos os que são responsáveis diretos pelo seu funcionamento e que têm garantido que a população continue tendo acesso à assistência, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estamos vivendo no contexto de uma epidemia grave, com grande possibilidade de dificuldades para todos os hospitais brasileiros, independente da esfera (pública e privada) e estrutura. É compromisso, portanto, de todos os profissionais da saúde não estimular o sentimento de pânico entre a população, mas, sim, assegurar a prestação de informações verdadeiras.

A equipe do HUJBB não medirá esforços para, mesmo dentro de um sabido quadro de dificuldades, atender a sociedade no combate à epidemia do novo coronavírus no Brasil.

O hospital permanece à disposição das autoridades municipais e estaduais para os esclarecimentos necessários. E, ao mesmo tempo, buscará as medidas cabíveis para coibir a desinformação e cobrará de todos um comportamento ético e responsável. Há décadas, prestamos serviços de qualidade em saúde pública no Pará, contando com o reconhecimento e apoio da sociedade. Continuaremos essa trajetória, tendo a parceria de pessoas que, de fato, se importam e têm compromisso com o sistema público de atenção à saúde no estado do Pará.

Publicação em 22 de março de 2020.