Coronavírus

UFPA antecipa a outorga de grau a alunos de Enfermagem e Farmácia

A Universidade Federal do Pará antecipou a outorga de grau a mais vinte e nove concluintes do curso de Enfermagem e trinta concluintes do curso de Farmácia, que estavam matriculados no último período letivo dos cursos. A outorga, por ato administrativo do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, foi realizada em caráter excepcional, em conformidade com a Portaria 383/2020 do Ministério da Educação, que dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação do combate à pandemia do novo coronavírus.

Para regulamentar a outorga, foram publicadas a Portaria 1333/2020 do Gabinete da Reitoria, de 21 de maio de 2020 (para os alunos de enfermagem e outros discentes que já estavam com a colação agendada antes do isolamento social) e a Portaria 1335/2020 do Gabinete da Reitoria, de 25 de maio de 2020 (para os alunos de farmácia). Os novos enfermeiros e farmacêuticos são alunos que cumpriram pelo menos 75% da carga horária de estágio supervisionado prevista no currículo dos cursos e requereram formalmente a antecipação da formatura às respectivas Faculdades, a partir dos critérios estabelecidos pelas Faculdades e pela Portaria 002/2020 da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

A esses alunos, será disponibilizado um atestado de conclusão de curso, com certificação digital, via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos da UFPA (SIPAC), em até 48 horas após a publicação das Portarias. A expedição e o registro dos diplomas físicos só ocorrerão no retorno das atividades administrativas presenciais da universidade. No início de maio, a UFPA também outorgou antecipadamente o grau a sessenta e oito alunos de Medicina, por meio da Portaria 1.314/2020 do Gabinete da Reitoria, de 11 de maio de 2020.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, destaca o processo cuidadoso de avaliação das condições de antecipação das outorgas: “Neste momento de grande demanda por profissionais de saúde, avaliamos coletivamente as melhores formas de também contribuir com o enfrentamento da pandemia com a formação, de qualidade, de novas(os) profissionais. Parabenizo nossas(os) egressas(os), assim como docentes e gestoras(es) que realizaram um trabalho responsável de avaliação dos currículos e atividades desenvolvidas pelas(os) concluintes. Mais uma vez, nosso compromisso foi entregar à sociedade paraense recursos humanos qualificados”.

Para o pró-reitor de ensino de graduação, Edmar Costa, "a UFPA finaliza os estudos de integralização curricular que resultaram na colação de grau de 68 médicos(as), 29 enfermeiros(as) e 30 farmacêuticos(as), cumprindo o esforço que torna possível a estes novos profissionais contribuírem com a assistência em saúde nesta conjuntura de combate à pandemia relacionada ao novo coronavírus, sem abrir mão da qualidade da formação dos egressos, uma marca registrada da nossa Universidade”.

Texto e Foto: Divulgação

Publicado em 26 de maio de 2020