Coronavírus

UFPA decreta luto oficial em memória das vítimas da Covid-19

Completado um ano da suspensão das atividades presenciais na Universidade Federal do Pará (UFPA), com o país ainda sofrendo com a pandemia de Covid-19 e enfrentando uma escalada de óbitos que alcança dezenas de membros da comunidade universitária, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, decretou, por meio de Portaria, nesta segunda-feira, 22 de março, luto oficial de 3 dias em memória dos membros e familiares da comunidade acadêmica, assim como dos milhares de brasileiros que faleceram em decorrência da Covid-19.

Em respeito ao luto decretado, todas as unidades da UFPA devem manter as bandeiras a meio mastro até a próxima quarta-feira, 24 de março.

Para o reitor da UFPA, esse é um gesto simbólico: “Em um ano de pandemia, tivemos que nos despedir de muitas pessoas queridas e que contribuíram de maneira significativa com a Universidade e com a sociedade paraense. Estamos vivendo uma verdadeira tragédia humanitária no país. É ainda mais triste saber que muitas vidas poderiam estar sendo poupadas se a ciência não estivesse sendo negligenciada. Nossa comunidade está de luto. Que este gesto da Instituição demonstre nosso profundo pesar por tantas vidas perdidas e conforte todos os familiares e amigos de vítimas da Covid-19”.

Até ontem, 21 de março de 2021, foram contabilizadas 294.042 mortes por Covid-19 no Brasil e 9.837 mortes no estado do Pará. Na UFPA, dezenas de servidoras(es), discentes, colaboradoras(es) e seus familiares já faleceram vítimas da doença.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA


Publicado em 22 de março de 2021.