Coronavírus
UFPA segue sendo posto de vacinação contra a Covid-19
A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19 em Belém, nesta terça-feira, 23 de fevereiro. Desta vez, puderam se vacinar idosos de 83 anos. Até agora, já foram vacinados, aproximadamente, 12 mil idosos de 85 anos ou mais e 2 mil idosos de 84 anos. Do dia 24 a 26 de fevereiro, no prédio de ensino Mirante do Rio da UFPA, ocorre a aplicação da segunda dose para idosos de 85 anos ou mais que já receberam a primeira dose quando houve a primeira ação de vacinação desse público. Os idosos podem comparecer a qualquer um dos 14 postos de vacinação em Belém portando o RG (ou outro documento oficial com foto) e a carteira de vacinação.
Para disponibilizar a quantidade de doses necessárias a cada etapa, segundo o professor Moisés Batista, do Instituto de Ciências Biológicas - cedido para a Secretaria de Saúde Municipal (Sesma) e um dos coordenadores do processo de vacinação em Belém -, é feito um cálculo de população em que se destina um número exato de primeira e segunda doses para cada faixa etária. A expectativa era de que, na UFPA, pudessem se vacinar entre 400 e 500 pessoas na faixa etária dos 83 anos.
Vacinados - Pedro Lopes Miranda, morador do Guamá, soube da etapa de vacinação para a sua idade pela rádio e buscou se vacinar na UFPA porque acha importante se proteger. O aposentado Deusdete da Silva Costa, de 83 anos, também morador do bairro, veio à UFPA por conta própria e disse estar aliviado em se livrar da preocupação em relação à vacina.
Maria de Nazaré Costa da Silva foi trazida pela filha, Almira do Socorro Costa da Silva, e declarou estar tão feliz por tomar a vacina que até estava se sentindo mais jovem. Brincadeiras à parte, a filha disse sentir-se mais despreocupada por garantir a primeira dose da vacina à mãe, na expectativa de poder logo também trazer o pai de 81 anos para receber a imunização contra a Covid-19.
Francisca Chagas de Souza, de 83 anos, moradora da Terra Firme, estava ansiosa para receber a vacina. Após receber sua primeira dose, sente-se protegida. Ela tem medo de ter contato com o coronavírus em virtude de já ter uma condição de saúde debilitada por conta de artrose e osteoporose e, agora, com a vacina, sente uma segurança a mais para poder se locomover com mais essa proteção.
Cuidados - O enfermeiro da Sesma, Igor Orozco, que aplicou vacinas na UFPA nesta terça-feira, disse que é comum ocorrer dor local e inchaço, após a vacina. Nesses casos, é recomendável fazer compressas de gelo e massagem. Em casos de incômodos mais fortes, pode ser aplicado algum medicamento sintomático, mas os sintomas desaparecem espontaneamente. O importante é garantir a vacinação.
Serviço
Aplicação da 2a dose da vacina contra Covid-19 em idosos a partir de 85 anos
Período: de 24 a 26 de fevereiro de 2021
Horário: das 9h às 17h
Local: prédio Mirante do Rio, setor Básico, Campus UFPA – Guamá (pedestres e drive thru).
Documentos necessários: RG ou outro documento oficial com foto e carteira de vacinação.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes